Meios de comunicação
“ Nós iniciamos com uma votação para decidir o lugar aonde iríamos. Depois de um tempo fomos ao museu de Victor Graeff e quando voltamos para a escola, fomos fazer cartazes do que queríamos estudar. Após muitos dias aprendemos sobre várias coisas de nosso interesse. Mais tarde fomos a Universidade de Passo Fundo e passamos a manhã inteira lá. Essa experiência foi boa e eu aprendi coisas novas que eu não sabia.
Luã Felipe Costa Ribeiro | aluno(a)
Expedição Investigativa
Após a escolha de um local para visitação, que foi o Museu da cidade, foi feita uma expedição investigativa para responder a pergunta: O que encontramos de curioso no Museu de Victor Graeff?. Depois da visita, novamente em sala de aula, foi feita uma socialização de curiosidades, através da confecção de cartazes com desenhos. Por meio de conversação foi definido o tema de curiosidade da turma, que ficou sendo Meios de Comunicação.
Objetivos
Aprender mais sobre os meios de comunicação, algo que é tão presente e “comum” na vida das pessoas, mas que já foi de difícil acesso e privilégio de poucos. Dentro desse contexto, perceber e sanar dúvidas referentes à evolução desses meios.
Comunidade de Aprendizagem
Professor de Informática, professor de História, coordenadora pedagógica, pais e avós dos próprios alunos, atendente do museu municipal, apresentadora e jornalista do UPF TV, locutor da Rádio UPF, professores e funcionários responsáveis das salas da FAC (Faculdade de Arte e Comunicação).
Articulação com o currículo
Arte: confecção de cartazes e réplicas de meios de comunicação 3 d.
Informática: pesquisas na internet e produção de slides.
História: a evolução da comunicação desde os primórdios da humanidade, primeiros meios de comunicação e suas características.
Português: produção de relatos escritos apresentando coesão e coerência.