Classificação: Expressão corporal
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Interagindo e brincando com o nosso corpinho Com relação ao projeto de movimentos corporais, posso dizer que é muito importante para nossos filhos, pois, muitas vezes chega-se tarde em casa e nem sempre podemos estimulá-los. E nessa faixa etária, a movimentação e o incentivo a novas atividades, são de suma importância. Percebo a evolução de meu filho, dia a dia.
Suzimara Cargnelutti Zanon | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu no ambiente escolar, mais precisamente na sala de aula. Organizamos o espaço com brinquedos dispostos em dois ou três cantinhos e deixamos os bebês à vontade para que pudessem explorá-lo. Também ligamos o DVD do Palavra Cantada, que mescla música, dança e movimentos corporais, e podemos perceber que os bebês imediatamente pararam o que estavam fazendo e começaram a cantar e dançar juntamente com as professoras.

Objetivos

Estimular e promover nas crianças as aprendizagens, a criatividade, o movimento, a percepção musical, a coordenação motora, a autonomia, o diálogo e o convívio social de forma prazerosa e estimulante, utilizando inúmeras alternativas, dentre elas a música e a dança, com foco na relação e interação com o próximo, através da socialização.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças do Berçário(I,II,III), professoras e famílias.

Articulação com o currículo

-Rasgar, amassar e fazer bolinhas com papel ou jornal e após colagem;
-Estimular a coordenação motora com diversos materiais: bolinha de gel, lixa, esponja, areia, brita, quente, frio, doce, salgado;
-Brincar de esconde-esconde em caixas de papelão de diversos tamanhos;
-Tocar e nomear as partes do corpo com as mãos, utilizando música;
-Reproduzir e criar sequência musical com batidas de palmas, pé estralar dedos, produzir sons com a boca, rodar;
-Identificar sons de diversos objetos;
-Criar música com objetos do dia a dia;
-Confeccionar instrumentos musicais com a família;
-Confeccionar móbiles das sensações;
-Construir painel com pintura livre dos bebês com a família.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

As professoras do Berçário, reuniram-se na escola e levantaram as habilidades percebidas com as turmas. Pensaram na proposta “Interagindo e brincando com o nosso corpinho!” Através dela desenvolverão os sentidos, a coordenação, atenção, memória visual. Diante disso, por se tratar de crianças pequenas, porém ativas e curiosas, as ações desenvolvidas sempre foram pensadas e decididas em conjunto, a fim de democraticamente tratarmos e mediarmos o fazer na educação cooperativa.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Beija-Flor

Diretor
Lisandra Cirolini Cervo

Turma
Berçário I, Berçário II e Berçário III (manhã)

Número de alunos
28

Educadores
Jocelaine Bozzetto de David, Suzimara Cargnelutti Zanon

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
Até o momento, percebemos que as crianças estão adorando as atividades propostas pelo projeto, participam com muito entusiasmo, dançam, cantam, se movimentam e interagem entre si. Sem dúvidas, estamos felizes por estarmos alcançando nossos objetivos, que é estimular e promover diversas habilidades, fortalecendo o convívio social.
Jocelaine Bozzetto de David | Professor(a)

Repercussão na mídia

http://www.faxinaldosoturno.rs.gov.br