Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A doce vida das abelhas Quando vejo uma abelhinha, não sinto mais vontade de matá-la, pois sei que ela vai fabricar o mel que é delicioso
Yasmim Vitória de Carmo Revelim | aluno(a)
Eu acho as abelhas os animais mais inteligentes da natureza. Nem eu sei fazer mel e elas fazem essa delícia, que dá até pra fabricar remédio.
Edson Teixeira Barros. | responsável
Pergunta Exploratória

Como vivem as abelhas?

Expedição Investigativa

Nossa expedição aconteceu em um sítio, onde há um apiário. Fomos recepcionados pelo proprietário, o qual nos mostrou as colmeias, respondeu dúvidas dos alunos e explicou todo processo, desde da necessidade de boas flores, africação do mel até a sua comercialização.

Objetivos

Trabalhar de forma motivadora e contextualizada, os conteúdos do currículo. Os meus alunos pertencem a Educação Especial e devido sua dificuldades em assimilar
os conteúdos se faz necessário metodologias eficazes e inovadoras.

Comunidade de Aprendizagem

Apicultores locais, pais de alunos e motorista do transporte escolar ( 0 motorista contribuiu de forma significativa, já que o mesmo possui conhecimento sobre apicultura.

Articulação com o currículo

Língua portuguesa-Aprimoramento da oralidade, leitura, interpretação textual e produção escrita.
Matemática- calculo, medida de tempo, uso de cédula e moeda, situação problema, raciocínio logico, formas geométricas, lateralidade e sequencia numérica.
Ciências- Classificação dos animais, estações do ano, hábitos alimentares saudáveis.
Geografia- Tipos e vegetação.
História- Quando e como começou a apicultura em nosso município.
Arte- Teatro socializando os conceitos aprendidos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Francisco Abílio Lopes

Turma
Classe Especial A

Número de alunos
8

Educadores
Jacira Maria de Andrade de Oliveira

Estado
Paraná

Município
São José da Boa Vista

Cooperativa
SICREDI NORTE SUL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SÃO JOSÉ DA BOA VISTA

Me surpreendi grandemente com a motivação, envolvimento e interesse dos alunos ao longo do projeto. Em todos os momentos, eles tomavam iniciativas, coordenavam ações e diariamente apareciam com novidades sobre o assunto. Foi prazeroso trabalhar em cima da curiosidade e interesse dos alunos ,pois os objetivos foram alcançados plenamente e sem estresse.