Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ODS - e nós com isso? Gostei muito de conhecer o projeto União faz a vida. Aprendi que sempre há algo mais que pode ser feito, em especial gostei muito de podermos entregar , nas mãos da representante da municipalidade, um documento escrito por nós alunos.
Leandra Kistemmacher | aluno(a)
Expedição Investigativa

Cada equipe realizou a expedição investigativa em um espaço diferente, buscando identificar problemas ambientais ligados a água e saneamento básico.

Objetivos

Pesquisar e compreender diferentes realidades e projetar soluções para as ODS em estudo, a partir da perspectiva das ciências aplicadas e da biotecnologia.

Comunidade de Aprendizagem

Um bate papo com a representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental. Na oportunidade os alunos puderam expor o resultado de suas pesquisas investigativas, bem como verificar quais ações já foram adotadas pela Municipalidade e sugerir possíveis intervenções a partir das observações feitas. Nesse encontro, os alunos entregaram uma carta aberta contendo a síntese de cada expedição investigativa realizada.

Articulação com o currículo

Química:Hidrocarbonetos. Estudo dos Gases;
Produção textual: Entrevista;
Biologia: Biocombustíveis. Reino animal;
Ciências aplicadas: Desastres ambientais.Sociologia: Origem e evolução do conceito de sustentabilidade e os interesses pelo desenvolvimento econômico. Sociedade de Risco (Giddens e Beck).Filosofia: Princípio da Responsabilidade. Bioética. Geografia: Problemas ambientais urbanos – a questão do lixo.


Ficha Técnica
Escola
Colégio Sesi - Marechal Cândido Rondon

Diretor
Katia Rush Seidel

Turma
Intereseriado

Número de alunos
30

Educadores
Valdete Schwantes Kracke

Estado
Paraná

Município
Marechal Cândido Rondon

Cooperativa
SICREDI ALIANÇA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO AV. RIO GRANDE DO SUL

Apoiadores
Flávia Pestana Cardoso da Cruz, Marcos Meinerz e Suelen Azevedo

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
A experiência foi muito enriquecedora, pois cada expedição trouxe à tona algumas práticas que não contribuem para um desenvolvimento sustentável . Provocou mudanças de hábitos e gerou o compartilhamento de informações entre a comunidade e a escola ;e entre a escola e o poder público.
Valdete Schwantes Kracke | Professor(a)