Eu quero Saber
“ O projeto do Programa A União Faz a Vida chamado Eu quero saber tem todas as nossas curiosidades. Eu gosto muito deste projeto porque todos nós temos nossas curiosidades e queremos saber as respostas. Estamos aprendendo muita coisa legal.
Maria Fernanda | aluno(a)
“ Como mãe gostei muito do projeto Eu quero saber, proposto pela professora Fabiane Bossi para os alunos dos 4° ano da escola Júlio Biasi. No meu ver a curiosidade dos alunos se torna muito importante pois aguça seu interesse em saber a resposta, motivando-os a pesquisar sobre o assunto. E é interessante que a curiosidade de um aluno pode ser de vários tornando a aula mais produtiva e interessante.
Simone Limberger | responsável
Expedição Investigativa
Realizou-se a seguinte pergunta aos alunos:
O que mexe com a sua curiosidade e o que desejo muito conhecer ou saber?
Objetivos
Explorar as curiosidades apresentadas pelas crianças de forma a tornar o trabalho com os conteúdos um processo de aprendizagem significativo e prazeroso.
Comunidade de Aprendizagem
Durante o projeto serão organizados momentos onde teremos outros profissionais trabalhando assuntos para responder às nossas curiosidades citando como exemplo a nutricionista na parte que aborda a alimentação, o professor de Geografia dos anos finais quando trabalhada as temáticas referentes ao Sistema solar, Planeta Terra e a fala da Professora Adelaide de Alcântara.
Articulação com o currículo
Todas as curiosidades apresentadas pelos alunos estão relacionadas aos conteúdos desenvolvidos nas turmas de 4º anos, podendo realizar com tranquilidade um trabalho interdisciplinar bem atraente e significativo para os educandos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a pergunta, cada aluno apresentou duas curiosidades aos demais colegas e colavam seus papéis ao redor de um ponto de interrogação, disponibilizado no painel da sala. Ao final da exposição da turma da manhã observou-se que todos tinham vontade de saber as respostas de todas as perguntas e gostariam de conhecer as curiosidades dos colegas da tarde. A turma da tarde durante o processo decidiu que queriam explorar todas as perguntas apresentadas pelos colegas e as dos colegas da manhã