Faz de conta
Expedição Investigativa
Primeiramente, a professora Bruna e a monitora Karine, fizeram várias perguntas e depois desta conversa foram para o pátio brincar livremente. No segundo momento a professora Ana Luísa e a monitora Luiza organizaram com as crianças um show de calouros, onde cada aluno fazia de conta que era um (a) cantor (a) famoso (a). As crianças escolheram e cantaram músicas utilizando microfone e caixa de som, também tiveram acompanhamento de violão.
Objetivos
Desenvolver a autonomia, a linguagem oral e corporal da criança, bem como sua criatividade através do faz-de-conta.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, pais e monitora
Articulação com o currículo
Estabelecimento de vínculos, linguagem oral; Criatividade, movimento; Dança e ritmos; Motricidade e criatividade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, as professoras e monitoras conversaram sobre os resultados obtidos. Previamente os meninos disseram que gostavam de jogar futebol e brincar de carrinho, e as meninas de desenhar na folha, brincar de boneca e de casinha. Na investigação ficou claro que a maioria das crianças gosta de brincar de casinha, utilizando seus utensílios, inclusive os meninos até nanam as bonecas, mas também gostam de brincar de carrinho, assim como algumas meninas também gostam.