Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Faz de conta
Expedição Investigativa

Primeiramente, a professora Bruna e a monitora Karine, fizeram várias perguntas e depois desta conversa foram para o pátio brincar livremente. No segundo momento a professora Ana Luísa e a monitora Luiza organizaram com as crianças um show de calouros, onde cada aluno fazia de conta que era um (a) cantor (a) famoso (a). As crianças escolheram e cantaram músicas utilizando microfone e caixa de som, também tiveram acompanhamento de violão.

Objetivos

Desenvolver a autonomia, a linguagem oral e corporal da criança, bem como sua criatividade através do faz-de-conta.



Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, pais e monitora

Articulação com o currículo

Estabelecimento de vínculos, linguagem oral; Criatividade, movimento; Dança e ritmos; Motricidade e criatividade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa, as professoras e monitoras conversaram sobre os resultados obtidos. Previamente os meninos disseram que gostavam de jogar futebol e brincar de carrinho, e as meninas de desenhar na folha, brincar de boneca e de casinha. Na investigação ficou claro que a maioria das crianças gosta de brincar de casinha, utilizando seus utensílios, inclusive os meninos até nanam as bonecas, mas também gostam de brincar de carrinho, assim como algumas meninas também gostam.

Ficha Técnica
Escola
Creche Municipal Professora Noêmia Nogueira Teixeira

Turma
Maternal IB

Número de alunos
18

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
Letícia Concatto
O projeto desenvolvido na nossa turma trata de um tema imprescindível para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças: a fantasia. Através, das ações propostas foi possível incentivar as crianças a imaginarem e criarem brincadeiras e personagens, a criatividade ficou bastante aguçada nos nossos pequenos.
Ana Luísa Brito | Professor(a)