Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

BARULHO NO BERÇÁRIO
Expedição Investigativa

A partir da necessidade percebida pelas professoras, bem como, de questionamentos aos pais com a pergunta exploratória: Qual o tipo de música e sons que seu filho mais gosta? Foi pensado em realizar um projeto que contemple os diferentes sons e ritmos.
Durante a conversa com os pais do Berçário III as principais respostas sobre os sons que os bebês mais gostam foram: televisão. Sons de tampas, de colher, entre outros.

Objetivos

Promover atividades que estimulem e permitam um contato direto e indireto dos bebês com sons em geral, para que os mesmos tenham contato desde a primeira infância com ritmos variados.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professoras e as famílias.

Articulação com o currículo

-Explorar diferentes sons e ritmos;
-Confecção de chocalhos em sala de aula;
-Explorar brinquedos sonoros;
-Confecção de instrumentos musicais com as famílias;
-Construção se móbiles sonoros;
-Dia da música na escola: Convidar pessoa da comunidade para tocar para os bebês;
-Explorar diferentes tipos de instrumentos musicais na sala de aula;
-Caixa Musical;
-Apresentação artística de uma música.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a conversa com os pais e buscando desenvolver o movimento, a atenção, a desinibição, a expressão corporal e de linguagem decidiu-se por desenvolver o projeto: BARULHO NO BERÇÁRIO.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Beija-Flor

Diretor
Lisandra Cirolini Cervo

Turma
Berçários I,II,III - Tarde

Número de alunos
33

Educadores
Carine Luci Wrasse, Marluci Alves e Marilena Spanevello

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
“A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, e também de integração social. Com isso, os bebês começaram a articular e entoar um maior número de sons, inclusive os da língua materna, reproduzindo letras simples e refrãos, explorando gestos sonoros, como bater palmas, pernas, pés, correr, pular e movimentar-se acompanhando com a música.”
Carine Luci Wrasse, Marluci Alves e Marilena Spanevello | Professor(a)

Repercussão na mídia

http://www.faxinaldosoturno.rs.gov.br