Classificação: SEGURANÇA
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vida segura desde criança O projeto veio reforçar os ensinamentos aprendidos em casa e na escola, demonstrando de forma prática e fazendo as crianças desenvolverem o senso crítico sobre os perigos e riscos urbanos (trânsito, calçadas mal conservadas), perigos domésticos (produtos químicos, eletricidade, fogões) e perigos ambientais que podem levar a desenvolver doenças como a Dengue e Febre Amarela.
Marcos Antônio O. dos Santos | responsável
Expedição Investigativa

Foi realizada uma caminhada na nossa cidade. Saímos para observar quais os riscos que ela oferece para os munícipes. Observamos que algumas calçadas estão danificadas devido às raízes das árvores (queda), buracos com água parada (dengue), animais soltos nas ruas (zoonoses).
Visita ao posto de saúde para observar quais as medidas de segurança usadas pelos funcionários.

Objetivos

Conscientizar a comunidade escolar sobre os cuidados que devemos ter para não se envolver em acidentes e que a melhor maneira de prevenir acidentes é ensiná-los sobre os perigos e as consequências de seus atos.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com um bombeiro;
Palestra com instrutora da auto-escola;
Entrevista com os funcionários do Posto de Saúde municipal.
Palestra com funcionário da Copel.

Articulação com o currículo

Português: Produção de texto, oralidade, leitura; Vídeo sobre primeiros socorros e como evitar acidentes domésticos; Interpretação de texto; Cruzadinha; Caça-palavras; Textos informativos de jornais e pesquisados na internet.
Matemática: Interpretação de tabelas; Jogo da memória; Situações-problemas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Eduardo Machado

Diretor
Raquel Gehlen

Turma
Classe Especial B

Número de alunos
10

Educadores
Simone Scalco

Estado
Paraná

Município
Mariópolis

Cooperativa
SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARIOPOLIS

Apoiadores
Sicredi e Prefeitura Municipal de Mariópolis

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
No decorrer dos trabalhos pude observar que os alunos demonstraram interesse ao desenvolver as atividades propostas. Percebi mudanças de comportamento no seu dia-a-dia, como atravessar a rua na faixa de segurança. Trabalhando o conteúdo em forma de jogos e atividades interativas, a intenção é expandir o raciocínio e os momentos de reflexão.
Simone Scalco | Professor(a)