Descobrindo tudo sobre mim.
“ “Nós fomos investigar o cartório, lá tinha um livrão gigante que o tio disse que coloca o nome de todo mundo que nasce, e é la também que nossos pais vão quando a gente nasce e eles escolhem nosso nome para nos registrar.”
Vitor Matheus | aluno(a)
Expedição Investigativa
Realizamos a expedição investigativa no Cartório na Vila Alfredo Brenner.
Objetivos
• Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome.
• Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida.
• Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
• Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, familiares, comunidade escolar, cartório.
Articulação com o currículo
• Quem sou eu? Dinâmica do espelho. Em papel laminado as crianças irão desenhar o que virão dentro da caixa, que tesouro é esse? Que valor ele tem? (valores: amor, respeito, amizade, auto confiança, autonomia). Guardar os tesouros dentro da caixa para boas intervenções. Conhecendo o nosso primeiro documento, a certidão de nascimento ;
• Objeto da palavra: o mascote da turma, a centopeia “Pipoca”, ira visitar cada família, com o objetivo de saber a história do nome do aluno e junto trazer uma foto da família;
• Como eu sou? cada criança levara pra casa um boneco de papelão no qual irá ter que confeccionar com ajuda da família com materiais diversos as suas principais características. Os bonecos serão socializados em um painel na sala para a reflexão sobre a diversidade das pessoas;
• Construção do cartório para fazer o registro da do nascimento da Pipoca;