Classificação: Saúde
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Viver e deixar Viver
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica, bem como em documentários com depoimentos e entrevistas de adolescentes sobre o que devem saber e o que entendem por amor responsável, com intuito de esclarecer sobre os cuidados com o próprio corpo e como evitar a gravidez na adolescência.

Objetivos

Reconhecer o próprio corpo, suas potencialidades e partes, cuidados e prevenção de doenças infecto/contagiosas, bem como a gravidez na adolescência.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores e pais.

Articulação com o currículo

* Matemática - Medidas; Gráficos; Cálculos; As ações serão todas expostas através de gráficos para que a comunidade escolar possa apreciar os resultados;
* Português - Pesquisa e produção de texto;
* Educação Física - Pesquisa sobre as alterações em nosso corpo ao longo da vida;
* Ciências - Pesquisa sobre os efeitos da Gravidez precoce no corpo e na vida;
* Artes -Confecção de Folder educativo;
* História - Pesquisa sobre como os jovens da Antiguidades eram vistos na Adolescência;
* Geografia - Casos de gravidez na adolescência por regiões no Brasil;
* Condições econômicas X casos de gravidez (vulnerabilidade...ex. de cidades); Taxas de natalidade e mortalidade no Brasil / regiões e fatores; Nível de escolaridade de adolescentes grávidas;
* Inglês - Tradução de texto sobre o tema;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

Turma
8º ano

Número de alunos
10

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMOBI

Assessoria Pedagógica
Wanda Maria Genro Appel
O presente projeto está sendo desenvolvido pelos alunos do 8º ano. O tema principal é a gravidez na adolescência. Desde o inicio do trabalho a turma demonstrou muito interesse em relação ao tema. Foram redigidos textos sobre adolescentes, depoimentos com nomes fictícios, pesquisas voltados a temas relacionados como DSTS, leituras e comentários em sala de aula. Alguns alunos trouxeram cartilhas que receberam no posto de saúde e literaturas para partilhar com a turma.
Márcia Pinton Girardi | Professor(a)