CUIDANDO DE SI E DO OUTRO
“ Aprendemos coisas novas, gostamos das atividades desenvolvidas na escola, conhecemos melhor nossos colegas, foi divertido fazer coisas diferentes, queremos outras vezes e foi valido tudo o que aprendemos, pois aprendemos coisas que nós não sabíamos. Tivemos conhecimento para vida. Cada palestrante na semana de cooperação veio até nós deixava uma semente do conhecimento.
7º e 8º ano | aluno(a)
“ Eu vejo este trabalho realizado na escola algo muito bom, pois através desse Projeto “ Cuidando de Si e do Outro”. Trouxe aos alunos mais conhecimento e responsabilidades em relação a si mesmo aos outro e a natureza.
MARINILVA GRIS | responsável
Expedição Investigativa
Encaminhado questões as familas:
Como está acontecendo em sua Família, na comunidade e na escola? A ÉTICA, AMOR, PAZ e SOLIDARIEDADE.
Como a escola pode fazer para melhorar esses valores sendo que trabalhamos no ano 2016 O Projeto “ CUIDANDO DE SI...”e queremos dar continuidade nesse projeto?
Objetivos
Refletir sobre o Cuidar de si próprio e do outro e ter uma pré-condição para ações concretas: sabendo ouvir, esperar a vez de falar, respeitar o outro e ser solidário, desenvolvendo um trabalho coletivo entre escola e família afim de criar relações e ambientes saudáveis.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar
Articulação com o currículo
1º ANO E 2º ANO
- Histórias relacionadas à cooperação
- História de valores;
-Higiene pessoal e do ambiente;
-Resgate da história da escola e da comunidade;
DEMAIS TURMAS:
CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: Cuidado co nosso corpo; Higiene ; Alimentação; Drogas; Cuidado com o Meio Ambiente; Destino correto de materiais de descarte;
LINGUA PORTUGUESA E INGLESA: Leituras, pesquisas, trabalhos em grupos e individual, relatório;
ENSINO RELIGIOSO E TEATRO: Mensagens reflexivas; Jogos pedagógicos de cooperação;
EDUCAÇÃO FISICA, MUSICA E ARTE: Gincana com atividades em grupo de cooperação; Teatros;
HISTÓRIA: Império Romano;
GEOGRAFIA: Migração;
TÉCNICA AGRICOLA: Alimentos orgânicos, alimentação saudável; Meu ambiente, cuidados com o mesmo;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Iniciamos fazendo uma reflexão relacionada com a história: UM GAROTINHO CHAMADO AMOR. A partir da história foram feito momentos reflexivos com mensagens e vídeos envolvendo as palavras destacada da história: Amor, Ética, Solidariedade e Paz.
A partir deste trabalho foi feita a expedição investigativa instigando as famílias sobre as palavras refletidas com os alunos, dentro da família e da comunidade e pedindo sugestões do que a escola pode fazer para dar continuidade