A máquina de Histórias
“ Foi legal descobrir a tecnologia que usaram para criar a máquina de escrever na guerra.
Vanderlei | aluno(a)
Expedição Investigativa
Recorte do Currículo: Leitura e escrita
Território: Biblioteca Pública Municipal
Pergunta Exploratória: O que podemos aprender nesse lugar?
A expedição foi pensada com as crianças através do Filme “A Abelha Mais”, para que todos pudessem sair com um olhar de explorador.
Com lupas e binóculos puderam vivenciar um dia de investigação. Após a expedição as crianças fizeram o registro individual e depois, em uma roda de conversa trouxeram o que mais havia despertado interesse.
Objetivos
Conhecer a máquina de escrever, que é como um computador de antigamente, e descobrir que tecnologia usaram.
Comunidade de Aprendizagem
a) Jorge - biblioteconomista = Guiou a expedição;
b) Lívia Ribas Costa = pesquisou a evolução de objetos - máquina de escrever - para um trabalho de escola.
Articulação com o currículo
- Brincando de investigar; Pensar o possível e impossível; Imaginar, inventar e criar; Observar e adivinhar; As regras na roda da conversa; Criar Hipóteses;
- Reconhecimento e tipologia das letras, ordem alfabética, vogais e consoantes; Codificação e decodificação; Hipótese da escrita; Letra maiúscula e minúscula; Formação e leitura de palavras; Linguagem oral; Leitura, interpretação e reconhecimento de diferentes gêneros textuais; Histórias em capítulos;
- Número e numeral, relação quantidade, símbolo e nome; Construção do número; Antecessor e sucessor; Ordem crescente e decrescente; Unidade e dezena;
- Minhas características; Eu e a escola; Eu e a família; Orientação no tempo - antigamente e hoje;
- Desenho livre; Observação; Cores; Pintura; Sons: da natureza, dos animais, do nosso corpo, dos objetos;
- Os cinco sentidos; Percepções: auditivas, visuais e táteis;
- Atitudes e valores.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi necessária uma votação secreta para definição final do tema.