Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

“Feira de ciências, alimentação e sustentabilidade.”
Expedição Investigativa

As turmas do quarto ano A realizaram uma roda de conversa com a professora Daiane Grigoletto Joras. Foram feitas algumas perguntas com: “o que sabemos sobre feira de ciências?”, “o que são experiências?”...
A seguir, cada aluno escreveu em um papel o que sabia sobre o assunto.
Depois disso, realizamos um experimento na sala de aula. Testamos quais os alimentos que contém amido.

Objetivos

Estimular os alunos para produção de trabalhos investigativos, elaborar teorias, hipóteses, a partir de experimentos práticos, contextualizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula nas diversas áreas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores e comunidade local.

Articulação com o currículo

Na disciplina de português os alunos desenvolveram um livro de receitas, onde se pode observar a evolução na escrita.
Na disciplina de ciências, os alunos aprenderam a composição de certos materiais, os quais serão evidenciados através de experiências.
Na matemática, os alunos tiveram a possibilidade de trabalhar com a grandeza " peso".

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos ficaram muito impressionados vendo que quando adicionávamos iodo aos alimentos, os que continham amido mudavam de cor.
Conversamos muito sobre a experiência, os alunos sugeriram que poderíamos fazer com outros alimentos. Sugeriram também que fizéssemos outras experiências.
Após, a professora entregou um papel para que os alunos escrevessem: “O que mais queriam saber...”

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Giuliani

Diretor
César Bertulini

Turma
4º Ano A e B.

Número de alunos
35

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
Cotrisel

Assessoria Pedagógica
Francele Concatto
O projeto: “Feira de Ciências, alimentação e sustentabilidade”, desenvolvido com o 4º ano, está melhorando muito a aprendizagem dos alunos. Os mesmos, tem muito interesse pelas experiências práticas. O projeto está se desenvolvendo de maneira satisfatória, conforme o que foi planejado.
Daiane Grigoletto Joras | Professor(a)