Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Mandala das Flores
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no pátio da escola e arredores, onde os alunos do sexto ano observaram e registraram o que viram.

Objetivos

Observar o pátio da escola, elencando possibilidades de melhorias e embelezamento, com a finalidade de criar um espaço de lazer, entreterimento, socialização e convívio para a comunidade escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores e funcionários.

Articulação com o currículo

* Matemática - Estudar Sistema de medida, figuras geométricas, razão e proporção e simetria para utilizar na construção de canteiros; Construir a mandala através da maquete ou desenho feito na aula de artes.
* Português - Leituras dirigidas; Pesquisa bibliográfica; Produção Textual;
* Educação Física - Levantamento dos possíveis jogos a serem construídos no ambiente escolar;
* Ciências - Plantação de flores e árvores frutíferas e para sombra;
* Artes - Construção de 4 casinhas para abrigar os pássaros; Criar a(s) mandala(s);
* História - Pesquisa sobre a importância da Natureza para os povos antigos;
* Geografia - Educação Ambiental em nosso dia a dia; A importância das Árvores para a sustentabilidade do meio ambiente onde estamos inseridos; Confecção de canteiros;
* Inglês - Vocabulário sobre flores, frutos e partes da planta em inglês;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

Turma
6º Ano

Número de alunos
4

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMOBI

Assessoria Pedagógica
Wanda Maria Genro Appel
Cuidar e embelezar o ambiente escolar é tarefa de todos. Professores, alunos e funcionários convivem nesse meio e têm o dever de preservá-lo. Fazer isso aliado à aprendizagem enriquece o trabalho pedagógico, proporciona aos alunos maior entendimento sobre os temas objeto de estudo juntamente com a conscientização do "cuidar do meu lugar";.
Simone Munari Franco | Professor(a)