Classificação: Animais
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O galinheiro Escolar
Expedição Investigativa

Através da pergunta exploratória: “o que falta no espaço da nossa escola?”, os alunos realizaram um trabalho de observação da mesma e confeccionaram com o auxílio dos pais o registro do índice inicial. Com óculos de investigadores, foram a campo e deixaram a imaginação falar.

Objetivos

Desenvolver um espaço para criação de pintinhos, estimulando o convívio das crianças com animais, ensinando-os sobre a responsabilidade de cuidá-los.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos da Educação Infantil, professores e pais.

Articulação com o currículo

* Matemática - Histórias matemáticas;

* Português - Histórias da Literatura infantil, receitas utilizando ovos;

* Educação Física - Expressão corporal, construção do galinheiro;

* Ciências - Os seres vivos (como crescem e suas funções), importância dos hábitos alimentares saudáveis;

* Artes - Desenhos, registros das observações;

* História - Valorizar os espaços rurais, conhecer a história do local;

* Geografia - Relação campo/cidade, localização, qual economia nos trará um galinheiro.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes

Turma
Educação Infantil – Pré-escola (nivel a e B)

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMOBI

Assessoria Pedagógica
Wanda Maria Genro Appel
O projeto surgiu através da expedição investigativa dos alunos da turma da Pré-escola, nos arredores da mesma. Observaram que a escola por estar localizada no campo não possuía nenhum animal para cuidar e criar. Então, decidimos em grupo, criar galinhas, para que a partir da observação das mesmas, pudéssemos estudar em sala de aula temas como: hábitos, costumes, como se reproduzem e crescem, a preocupação e o cuidado com os animais, alimentação e meio ambiente.
Aline Dezotti Freitas | Professor(a)