Leite e seus derivados
“ Fomos na casa de uma senhora aprender fazer o queijo. Quando chegamos lá o leite já estava coalhado. Ela tinha colocado 15 litros de leite e meia colher de coalho. A mistura foi esquentada e formou uma massa. Esta massa foi colocada na prensa e formou o queijo. Gostamos muito desta expedição investigativa, porque aprendemos muitas coisas novas e despertou nossa curiosidade.
Letícia Eloíze Matiollo | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada em uma propriedade próxima da escola, onde a família produz queijo artesanalmente. Os alunos foram recebidos pela família e acompanharam todo o processo de produção de queijo, registrando as quantidades, dados de temperatura e todas as etapas desde a ordenha à colocação do queijo na prensa.
Objetivos
Conhecer o processo de produção de queijo e seus derivados nas famílias que formam a comunidade escolar, identificando a importância do leite como alimento, seus nutrientes e suas diferentes formas de aproveitamento na alimentação humana.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade participou do projeto em vários momentos: na expedição investigativa, realizada na propriedade que produz queijo artesanal, assim como na oficina de produção de doces à base de leite, realizada na escola, onde as avós dos alunos vieram auxiliar na produção dos doces, ensinando aos netos receitas, como: doce de leite caseiro, leite condensado, puina e outros.
Articulação com o currículo
Ciências: Saúde, Alimentação, Cuidado com os animais;
Artes: Coordenação motora fina, Criatividade, Cores, Formas, Linhas, Confecção de brinquedos folclóricos;
Matemática: Sistema monetário, Quantidade e Numeração, Frações, Quatro operações, Proporcionalidade, Lucro e Porcentagem;
Língua Portuguesa: Leitura, Elaboração e Interpretação de diferentes tipos de textos, Sistema de Escrita, Oralidade, Ortografia, Pontuação, Acentuação;
História: A comunidade e suas fontes de renda; História de famílias na comunidade; O trabalho; A domesticação dos animais;
Geografia: Localização, Pontos Cardeais, Leitura de Mapas.