“Escola e comunidade : juntos somos um”.
Expedição Investigativa
A pergunta exploratória :Como melhorar a aprendizagem dos alunos e integrar os pais com a escola e com a vida escolar de seu filho? deu inicio a expedição investigativa que foi realizada junto aos alunos e pais.
Objetivos
-Estimular e integrar a participação da comunidade na escola;
-Valorizar atividades que promovam o crescimento da aprendizagem dos alunos;
-Buscar a melhoria do espaço escolar de recreação através de uma pracinha;
-Incentivar as práticas alimentares e o cultivo orgânico dos alimentos através da horta escolar;
-Valorizar e resgatar a dança no processo de aprendizagem da cultura gaúcha.
Comunidade de Aprendizagem
Pais , alunos, professores, ex-professora, EMATER, comunidade e vizinhos da escola.
Articulação com o currículo
A articulação curricular se deu de forma diferenciada onde buscou-se a Família, nossa primeira escola seguida pela comunidade da localidade onde nascemos e crescemos e a Escola pois ambos desempenham papel preponderante na formação do indivíduo e também devem atuar juntas no processo de letramento, pois o processo educativo é troca, é interação e é desenvolvimento.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
*Continuar com os ensaios do grupo de danças, tanto com os alunos como com os pais.
*Montagem da pracinha de madeira com um grupo de pais e pessoas da comunidade.
*Criar uma horta escolar com ajuda dos pais e da EMATER.