Meu corpo, minha história
“ Eu gosto de fazer os trabalhinhos sobre o corpo, estou aprendendo as partes do corpo e o que eu posso fazer com cada uma das partes dele.
Amadeu Neu Stefanello - 5 anos | aluno(a)
Expedição Investigativa
Na sala de aula, a professora apresentou para os alunos diversos objetos com texturas e sabores diferentes, para que os mesmos pudessem tocar nos objetos e sentir as diferentes sensações que cada um apresentava. Os alunos gostaram muito da atividade e expressaram através de palavras suas percepções. Juntamente com a atividade, a professora instigou-os a falar das seguintes perguntas exploratórias.
Dinâmica: Mural das sensações
Objetivos
Fazer com que a criança conheça o próprio corpo, para que tenha condições de interagir com ele de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores,pais, comunidade escolar e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Representações de histórias através de desenhos;
Representação do corpo através de desenhos;
Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas; Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda, morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
Dramatizações com o uso de fantoches
Confecção da chamadinha através da fotografia
Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições
A criança reconhecer-se como ser social
História do nome
Uso de materiais concretos e jogos didáticos-pedagógicos.
Com materiais de sucata trabalhar a contagem, a seriação, a classificação observando tamanho e forma de tampas, de tubinhos, de potes, etc.