Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

Machismo, feminino e preconceito.
Expedição Investigativa

A Pergunta Exploratória utilizada foi: O que é gênero e diferença de gênero? A expedição investigativa foi realizada entre os alunos da sala e suas famílias a fim de identificar o que eles compreendem sobre isso e como eles vêem esses temas. Os alunos levaram estes questionamentos para casa, para fazerem com seus pais, em que poderiam também procurar informações em outros meios, como na internet. Assim, socializamos as respostas construídas e chegamos ao tema do projeto.

Objetivos

Trabalhar com as relações de gênero e sua aplicabilidade na vida social dos alunos contribuindo na formação social e na construção da identidade desses adolescentes.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais, comunidade.

Articulação com o currículo

História
- O papel da mulher nas diferentes sociedades históricas
- movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero
- direitos humanos
Ciências
- Sexualidade e orientação sexual, saúde, doenças sexualmente transmissíveis.
Ensino Religioso e Geografia
- Refletir e pesquisar sobre: Por que na educação encontramos mais mulheres que homens? E em outras profissões?
- Pesquisa na internet sobre a diferença de valorização salarial entre gêneros e quais regiões são mais acentuadas essas diferenças.
Português
- Comunicação não verbal - Pesquisa e reflexão sobre o papel da mulher na atualidade, a partir de imagens não verbais.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Cândida Zasso

Turma
7º ano A

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Camnpal

Assessoria Pedagógica
Francele Concatto
Este projeto é de suma importância para o desenvolvimento de atitudes de respeito à diversidade em todos os seus sentidos, em um contexto em que assistimos e vivenciamos casos diários de intolerância e estímulo à violência ao próximo, por meio de atitudes misógenas, machistas e fascistas que geram processos de exclusão social, cabendo a escola (Estado) desenvolver habilidades e condições de burlar isso através da educação.
Monica Rossato | Professor(a)