Eu sou solidário?
Expedição Investigativa
A Pergunta Exploratória utilizada foi: O que é ser solidário?
Foi apresentada a pergunta na sala de aula e após foi realizada uma expedição investigativa entre os alunos da sala e suas famílias a fim de identificar o que eles trouxeram essas questões para discutirmos em sala de aula. Os alunos reuniram-se e juntos fomos construindo um painel coletivo com as respostas no próprio quadro branco da sala de aula.
Objetivos
Trabalhar com a conscientização dos alunos sobre a necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno por meio de atitudes solidárias.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, comunidade, escola, professores
Articulação com o currículo
História, Geografia, Educação Física, Artes: Visita a APAE a cada 45 dias, os alunos passam um tempo com os alunos da APAE proporcionando diferentes atividades cooperativas.
História e Geografia, Ensino Religioso: Refletir sobre a sociedade de consumo atual e no que isso implica na ausência ou falta de solidariedade para com o outro. Discutir sobre o conceito e buscar exemplos de consumo sustentável e praticas cooperativistas; trabalhar com reportagens e estudos de casos que exemplifiquem isso e com a posterior montagem de um painel.
Ensino Religioso: Organização da Campanha do Agasalho a fim de arrecadar roupas e calçados para ajudar famílias carentes do município. Entrevista com a terceira idade: alunos visitarem o grupo da terceira idade do município para descobrir como eles já ajudaram ou foram ajudados na vida. Ação Social: visita e entendimento do trabalho voluntário que as vovós fazem e o que elas sugeririam para os alunos fazerem em termos de voluntariado.