Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

DO LIXO A ARTE
Expedição Investigativa

A partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de ciências referente ao conteúdo: Solo, lixo e saúde, os alunos do 6 ano, compreenderam o significa investigar. Confeccionaram objetos com diversas finalidades com material reciclável. Dentre os objetos produzidos destaca-se o brinquedo catapulta com prendedores e tampinha de refrigerante, um avião, um bilboquê e um vaso de flores com garrafas pet, carros e caminhões com caixas de medicamentos, porta – celular e porta treco com papelão.

Objetivos

- Desenvolver nos alunos uma consciência participativa de responsabilidade social quanto à melhoria do meio ambiente para uma qualidade de vida saudável para todos.
- Conhecer o lixo que pode ser reciclado.
- Relacionar lixo com a natureza e a sociedade.
- Incentivar a separação do lixo e a criatividade dos alunos.

Comunidade de Aprendizagem

- Alunos e pais do 6 ano.
- Professora de ciências
- Parceiros na busca do material a ser reciclado.

Articulação com o currículo

O projeto teve uma articulação da disciplina de ciências com as disciplinas de geografia e artes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

As atividades foram combinadas entre a professora de ciências e os alunos do 6 ano e desenvolvidas de acordo com a criatividade dos mesmos.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Seomar Mainardi

Diretor
Daís Libreloto

Turma
6º ano

Número de alunos
21

Educadores
Mariléia Ferraz Ceretta

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
SICREDI e Secretaria de Educação

Assessoria Pedagógica
Andréa Cristina Costa - COSTA & COSTA CONSULTORIA
Gosto e me identifico muito com esta frase,pois trabalho com projetos e, despertar nos alunos a pesquisa e o interesse pela busca de conhecimentos, motivar os mesmos a receptividade de novas idéias, o que os torna abertos a pensamentos diferenciados e mudança na realidade social e ambiental, bem como na qualidade de vida no Planeta me realiza como profissional e pessoa.
Mariléia Ferraz Ceretta | Professor(a)