Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A importância da leitura no processo de alfabetização Obrigada professora pelo projeto, gostei muito de ler com minha mamãe. Gosto muito de livros. Adoro ler.
Eduarda Soga | aluno(a)
Parabenizo a professora pela iniciativa do projeto, pois é desde pequena que a criança aprende a gostar de ler e leva este hábito para toda a sua vida. A leitura após se tornar um hábito, se torna uma paixão para a vida toda.
Edelma Homrich Melchior | responsável
Expedição Investigativa

Realizar uma pesquisa com os alunos sobre os hábitos de leitura de cada um, indagando as seguintes questões:
• Você gosta de ler? Por quê?
• Quanto livro possui?
• Quantos livros você lê por dia? E por semana?
• O que você mais gosta de ler?
• Você acha a leitura importante? Por quê?
• Qual o caminho para obter sucesso nos estudos

Objetivos

• Desenvolver o gosto pela leitura e despertar a imaginação;
• Possibilitar as crianças o acesso as diversos gêneros textuais que lhe auxiliarão no processo da leitura e escrita;
• Proporcionar momentos de produção oral e escrita;
• Possibilitar diversos momentos e maneiras de vivenciar as histórias;
• Despertar o encantamento e o desejo de novas leituras;

Comunidade de Aprendizagem

- Alunos do 2º ano do ensino fundamental ;
- Pais dos alunos
- Professores e Funcionárias;

Articulação com o currículo

A articulação curricular nos anos iniciais se dá com muita naturalidade onde através dos campos de experiências contemplam todos estes conhecimentos e aprendizagens, esta articulação se dá na transversalidade das grandes áreas do conhecimento como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ensino Religioso, Ciências, Educação Física e Artes. Todas as ações e atividades planejadas são interdisciplinariedade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear é constante tendo em vista a naturalidade didática de todo o processo do ensinar/aprender onde através dos campos de experiências contemplam todos estes conhecimentos e aprendizagens, esta articulação se dá na transversalidade das grandes áreas do conhecimento

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Dr. Adolpho Sebastiany

Diretor
Luciane Fardin

Turma
2º ano

Número de alunos
18

Educadores
Jocelaine Fátima Bertó Puntel

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sobradinho

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
SICREDI, Secretaria de Educação

Assessoria Pedagógica
COSTA & COSTA CONSULTORIA - Andreia Cristina Costa
O projeto sobre leitura foi escolhido porque consideramos essencial que toda a criança tenha acesso aos mais diversos tipos de leitura para que aprendam a gostar de ler e se envolver em cada história.
Com este projeto pretendemos incentivar maiores conhecimentos e a criatividades dos pequenos, grandes leitores, tornando assim a tarefa de ler e escrever mais prazerosa.
Jocelaine Fátima Bertó Puntel | Professor(a)