A importância da leitura no processo de alfabetização
“ Obrigada professora pelo projeto, gostei muito de ler com minha mamãe. Gosto muito de livros. Adoro ler.
Eduarda Soga | aluno(a)
“ Parabenizo a professora pela iniciativa do projeto, pois é desde pequena que a criança aprende a gostar de ler e leva este hábito para toda a sua vida. A leitura após se tornar um hábito, se torna uma paixão para a vida toda.
Edelma Homrich Melchior | responsável
Expedição Investigativa
Realizar uma pesquisa com os alunos sobre os hábitos de leitura de cada um, indagando as seguintes questões:
• Você gosta de ler? Por quê?
• Quanto livro possui?
• Quantos livros você lê por dia? E por semana?
• O que você mais gosta de ler?
• Você acha a leitura importante? Por quê?
• Qual o caminho para obter sucesso nos estudos
Objetivos
• Desenvolver o gosto pela leitura e despertar a imaginação;
• Possibilitar as crianças o acesso as diversos gêneros textuais que lhe auxiliarão no processo da leitura e escrita;
• Proporcionar momentos de produção oral e escrita;
• Possibilitar diversos momentos e maneiras de vivenciar as histórias;
• Despertar o encantamento e o desejo de novas leituras;
Comunidade de Aprendizagem
- Alunos do 2º ano do ensino fundamental ;
- Pais dos alunos
- Professores e Funcionárias;
Articulação com o currículo
A articulação curricular nos anos iniciais se dá com muita naturalidade onde através dos campos de experiências contemplam todos estes conhecimentos e aprendizagens, esta articulação se dá na transversalidade das grandes áreas do conhecimento como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ensino Religioso, Ciências, Educação Física e Artes. Todas as ações e atividades planejadas são interdisciplinariedade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear é constante tendo em vista a naturalidade didática de todo o processo do ensinar/aprender onde através dos campos de experiências contemplam todos estes conhecimentos e aprendizagens, esta articulação se dá na transversalidade das grandes áreas do conhecimento