Eu sou Gaúcho, tchê
“ Eu achei muito interessante o Projeto sobre “Cultura Gaúcha”, para termos a oportunidade de conhecer e degustar comidas diferentes. Conhecer objetos diferentes, línguas novas, fazer algumas viagens para aprender e conhecer mais sobre a nossa cultura. Penso que muita gente gostaria de aprender sobre “Cultura Gaúcha, então,ter essa oportunidade de obter novas aprendizagens é muito legal.
Beatriz Pitton | aluno(a)
“ O Projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a família, que tem muito prazer em participar, fazendo um resgate da nossa cultura, que por vezes fica de lado. É maravilhoso, ver a minha filha chegar em casa, toda empolgada com as novas aprendizagens que o projeto vem proporcionando.
Também quero parabenizar todas as professoras que fazem este projeto se tornar possível.
Gerusa Pitton | responsável
Expedição Investigativa
As professoras explicaram que a investigação seria dentro das salas de aula e que eles deveriam seguir o caminho pela ordem das setas que estavam desenhadas no chão. Primeiramente, os alunos assistiram um breve documentário sobre a cultura gaúcha. Encontraram as vestes do gaúcho e da prenda, as encilhas do cavalo, o laço, a chaleira e a cuia. Havia uma música ambiente gauchesca, uma gaita e um violão. Bandeira do Rio Grande em destaque. E no final saborearam um suculento churrasco.
Objetivos
Resgatar e cultivar a Cultura Gaúcha, percebendo a importância de mante-la viva.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, palestrantes, oficineiros, Secretaria Municipal de Educação
Articulação com o currículo
LINGUAGENS: Dramatizações, desenhos, escritas, rimas, declamações, pesquisa, interpretação, de textos, leitura, contação de histórias, expressão oral e corporal, vocabulário, lendas.
CIÊNCIAS HUMANAS: Relevo, hidrografia, clima, cantigas, ditados gauchescos, lendas, Folclore.
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Animais do Rio grande do Sul, vegetação
MATEMÁTICA: Cálculos, situações problemas, gráficos, densidade demográfica, frações, quantidades.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Aconteceu alguns dias após a expedição, em uma assembleia na escola. Inicialmente, foi feita a seguinte pergunta aos alunos: “ O que chamou atenção no percurso?” Eles falaram: churrasco, tradições gaúchas, hino, o cavalo, as bandeiras, versos, trajes, instrumentos musicais, documentário. Disseram também que sentiram vontade de andar a cavalo,comer o churrasco, vestir o traje, tomar chimarrão. E de forma democrática decidiram pelo tema: Cultura Gaúcha.