Conhecendo os Animais
“ É legal trabalhar e aprender sobre os animais, porque tem coisas que eu não sabia. Os animais são importantes, sem eles o mundo não seria bonito.
Ana Francisca Demétrio de Souza | aluno(a)
“ A minha filha passou a ter mais interesse pelos animais, gostou de saber mais profundamente sobre os animais e adquiriu conhecimentos importantes.
Deise Pelissaro | responsável
Expedição Investigativa
Foi realizada uma trilha ecológica. Partindo da escola alunos, professoras, merendeira e mãe de aluno, fizeram uma caminhada de aproximadamente 5 Km, até a propriedade de um morador da comunidade.O caminho percorrido foi em estrada de chão, dando atenção especial aos diferentes sons, cheiros, gostos, cores, formas e texturas, registrando tudo com anotações, fotos e vídeos. Possibilitando com que cada participante fizesse novas descobertas e adquirisse novos conhecimentos.
Objetivos
Realizar um estudo sobre os animais, despertando o interesse e a curiosidade. Desenvolvendo atitudes de respeito e preservação à vida e ao Meio Ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, pessoas da comunidade, secretaria de educação, Sicredi.
Articulação com o currículo
LINGUAGENS: Cantigas infantis, leitura, produção de texto, resumo, expressão oral, corporal e verbal, fichas de leitura, relatórios de vídeos, filmes, viagem e pesquisas.
CIÊNCIAS HUMANAS: Espécies do passado (dinossauros), evolução humana, diferentes habitats.
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Pesquisas, atividades práticas, experiências, alimentação, cadeia alimentar, observação, registros, palestra.
MATEMÁTICA: Gráficos, situações problemas, operações, tabelas.
ENSINO RELIGIOSO: Valores, respeito a vida, São Francisco de Assis (04 de outubro - protetor do animais)
ARTES: Confecção de máscaras, fantoches e livros, teatros, exploração de fotos e vídeos, sessão de cinema (filmes: vida de inseto, Rio...), portifólio, dobraduras e painéis, cartazes, músicas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema surgiu a partir da rememoração da expedição investigativa, pela qual todos os alunos falaram o que mais chamou atenção no percurso da expedição, foi registrado tudo no quadro e escolhido pelos alunos de forma democrática.