Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Jornal Escolar: uma ferramenta para aprender e participar
Expedição Investigativa

Os alunos levaram a boa pergunta para casa para conversarem e responderem junto de seus familiares. Todas as respostas foram de que manter-se informado é muito legal, importante e interessante. Quanto aos meios de comunicação citaram a televisão, o rádio, o jornal escrito e falado e a internet. Muitos comentaram dos cuidados que devemos ter ao ler notícias na internet, pois essas nem sempre são corretas ou verídicas.

Objetivos

Despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, observar, produzir, criticar, interpretar, discernir e corrigir. Trabalhar a interdisciplinaridade, resgatar a autoestima e participar à comunidade escolar os fatos e trabalhos desenvolvidos na escola.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar, Jornal Primeira Edição e Jornal O Alto Uruguai

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Tipos de textos; editorial
Geografia: Relevo localização
História: Origem do jornal
Arte: desenhos, caricaturas, leitura de imagens.
História: 1ª Revolução Industrial Linha do tempo com imagens
Agroecologia: irrigação e Geografia: clima
Matemática: Calcular a capacidade de coleta de água por metro quadrado de telhado e construir gráfico comparativo.
Medidas de área no cotidiano.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Mário Quintana

Diretor
Ceni Lucir Fidler

Turma
6º ano b, 7º ano b, 8º ano b, 9º ano b

Número de alunos
70

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Planalto

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PLANALTO

Assessoria Pedagógica
FAI FACULDADES DE ITAPIRANGA
Trabalhar com jornal na escola está despertando o gosto pela leitura de diversos tipos de textos.
Delize Amália Egger Kliemann de Lima | Professor(a)