GINCANA DO LIXO
“ Há anos acompanho meus pais na Gincana do Lixo, auxilio na separação aqui em casa, sempre coloco o lixo na lixeira, meus pais depois da seleção armazenam-no ensacado e amarrado em um local seco, já o lixo orgânico vai para a composteira para depois aproveitarmos na nossa horta. A gincana é um dia diferente e muito esperado por nós. Fico feliz em ver meus pais participando e fazendo a parte deles pelo meio ambiente.
Diulio Gustavo Raminelli | aluno(a)
“ A Gincana do lixo é muito importante para nós, agricultores, pois ajuda a recolher todo o lixo que depois é reciclado. Já participamos desde que minha filha começou a estudar na escola em 2007, hoje temos o filho mais novo, me sinto feliz em poder ajudar, já que um dos pontos de coleta é aqui em casa. O meio ambiente agradece e estamos dando um bom exemplo aos nossos filhos.
Marinês Madalena Haas Raminelli | responsável
Expedição Investigativa
A escola situa-se na localidade de Linha São Roque, desenvolve o projeto em duas etapas anuais através da gincana do lixo, onde um dia é destinado para as famílias levarem seu material reciclado, ferro, papeis, papelão, plásticos e alumínio, em um dos 3 pontos de coleta, cidade, escola, ou em Linha Taquaral, este material é pesado por turma e vendido, auxiliando na arrecadação financeira das turmas. A Expedição se tornou constante ao longo do projeto.
Objetivos
Sensibilizar que somos parte do meio em que vivemos e devemos minimizar os impactos que causamos, recolhendo o material reciclável que produzimos e destinando-o corretamente.
Comunidade de Aprendizagem
Direção, professores, funcionários, alunos, pais, ou responsáveis e comunidade da região de atuação.
Articulação com o currículo
A Educação Ambiental é tema transversal trabalhado em todas as disciplinas, os resíduos sólidos, o nosso “lixo” deve ter um destino correto e por isso que a escola já desenvolve desde 2003 a Gincana do lixo e para este dia os professores vem trabalhando sobre o impacto destes resíduos no ambiente, reciclagem, produções textuais e desenhos para conscientização, desde a diminuição da sua produção e o seu destino correto.
É um projeto muito importante, já que retiramos até 2016 em torno de 144.572 kg de material reciclável do meio ambiente, muitas famílias que já não possuem mais alunos em nossa escola ainda armazenam e o destinam para o projeto. Portanto possui uma grande abrangência e os resultados vêm sendo satisfatórios.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
É um projeto muito importante, já que retiramos até 2016 em torno de 144.572 kg de material reciclável do meio ambiente, onde é estimulado o uso consciente de todos os materiais e a consciência ecológica na comunidade. Muitas famílias permanecem parceiras mesmo não tendo mais alunos em nossa escola. A comunidade armazena e destina os materiais para o projeto. Portanto possui uma grande abrangência e os resultados vêm sendo satisfatórios.