Alimentação Saudável, Cooperativa e Compartilhada
                                                                	“ Devemos ter uma alimentação saudável, porque é bom pra nossa saúde, precisamos comer frutas, saladas pra gente ficar “forte” e não ficar doentes.                                    
                                     Gabriely Sofia Dalazen | aluno(a) 
                                                                	“ Penso que o caminho é este, começar pelas crianças, os hábitos saudáveis. Devemos insistir e educar as crianças desde pequenos a ingerir alimentos saudáveis, para ter uma melhor qualidade de vida no futuro.                                    
                                     Cristiane Muller Muniz | responsável 
                                                                
                                
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 As professoras da Educação Infantil da EMEF Dr. Adolpho Sebastiany do Município de Sobradinho/RS, construíram um roteiro de investigação em parceria com a comunidade escolar, principalmente com os pais de seus alunos, para desenvolver nas crianças, o gosto por alimentos saudáveis, de cooperar e dividir seu alimento com seus coleguinhas. Para isso foi elaborado um questionário com perguntas sobre os hábitos alimentares dos alunos e entregue aos pais para responderem. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 - Conscientizar aos alunos e pais da importância de uma alimentação saudável diariamente;
- Reconhecer a importância de uma alimentação saudável para nossa saúde;
- Tornar o ambiente escolar mais harmonioso através de ações cooperativas;
- Oportunizar hábitos de colaboração, de partilha e respeito aos outros; 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 - Alunos da Educação Infantil;
- Pais dos alunos
- Professoras e Funcionárias; 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 A articulação curricular na Educação Infantil se dá com muita naturalidade onde através dos campos de experiências contemplam todos estes conhecimentos e aprendizagens, já nos demais níveis esta articulação se dá na transversalidade  das grandes áreas do conhecimento como  Língua Portuguesa, Matemática,  História, Geografia, Ensino Religioso, Ciências,  Educação Física  e Artes. Todas as ações e atividades planejadas são interdisciplinares. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 As decisões e tomadas de ações são realizadas via processo assemblear  com a participação efetiva dos alunos.