Incentivar a leitura e a escrita do resgate histórico da comunidade escolar
“ Eu, aluna do 9º ano, posso dizer que o Programa União Faz a Vida, a cada ano vem nos ajudando a melhor realizar nossos trabalhos em grupo. Além de nos incentivar na realização de pesquisas.
Geisla Muller | aluno(a)
“ Eu, como mãe posso dizer que o programa vem ajudar os professores no seu trabalho na escola. Desenvolve a aprendizagem, a união e a cooperação entre os alunos
Lediane Tariga | responsável
Expedição Investigativa
Foi realizada a partir de entrevistas com moradores mais antigos da localidade, pais de alunos, enfim foi buscado informações a respeito do surgimento da escola, bem como, a cultura da população.
Objetivos
Desenvolver habilidades e competências relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto, estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo na formação de princípios e valores para a construção da cidadania. Sendo que o tema gerador é o Resgate Histórico da Comunidade Escolar.
Comunidade de Aprendizagem
As pessoas envolvidas na realização e desenvolvimento do projeto serão: direção, professores, alunos , pais e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
A articulação curricular passa pela transversalidade das áreas do conhecimento nos anos finais: Língua portuguesa: elaboração de entrevistas, produções textuais, confecção de livros, aprimoramento da oralidade; Matemática: medidas de massa, medidas de tempo, resolução de problemas, resolver as quatro operações; Ciências: estudos das ervas medicinais, doenças e tratamento; História: pesquisas investigativas, histórico da escola; Geografia: observação do espaço onde está localizada a escola, evolução do prédio; Ensino Religioso: benzimentos, crenças; Educação Física: caminhada investigativa; Arte: ornamentação dos cadernos de receitas; Língua Inglesa: tradução de termos, palavras, frases, textos.
E nos anos iniciais os professores realizaram seu projeto na sua turma onde :
5º ano: pesquisa das lendas da comunidade escolar
4º ano: coreografia e apresentação; e no 2º e 3º ano: varal de histórias antigas
Na educação infantil :Pré - escolar e 1º ano: coreografia e apresentação
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do Tema foi de forma democrática com a comunidade escolar.