Incentivar a leitura e a escrita do resgate histórico da comunidade escolar
                                                                	“ Eu, aluna do 9º ano, posso dizer que o Programa  União Faz a Vida, a cada ano vem nos ajudando a melhor realizar nossos trabalhos em grupo. Além de nos incentivar na realização de pesquisas.                                    
                                     Geisla Muller | aluno(a) 
                                                                	“ Eu, como mãe posso dizer que o programa vem ajudar os professores no seu trabalho na escola. Desenvolve a aprendizagem, a união e a cooperação entre os alunos                                    
                                     Lediane Tariga | responsável 
                                                                
                                
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Foi realizada a partir de entrevistas com moradores mais antigos da localidade, pais de alunos, enfim foi buscado informações a respeito do surgimento da escola, bem como, a cultura da população. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Desenvolver habilidades e competências relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto, estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo na formação de princípios e valores para a construção da cidadania. Sendo que o tema gerador é o Resgate Histórico da Comunidade Escolar. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 As pessoas envolvidas na realização e desenvolvimento do projeto serão: direção, professores, alunos , pais e comunidade em geral. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 A articulação curricular passa pela transversalidade das áreas do conhecimento nos anos finais: Língua portuguesa: elaboração de entrevistas, produções textuais, confecção de livros, aprimoramento da oralidade;  Matemática: medidas de massa, medidas de tempo, resolução de problemas, resolver as quatro operações; Ciências: estudos das ervas medicinais, doenças e tratamento;  História: pesquisas investigativas, histórico da escola; Geografia: observação do espaço onde está localizada a escola, evolução do prédio;  Ensino Religioso: benzimentos, crenças;  Educação Física: caminhada investigativa;  Arte: ornamentação dos cadernos de receitas;  Língua Inglesa: tradução de termos, palavras, frases, textos.
E nos anos iniciais os professores realizaram seu projeto na sua turma onde : 
5º ano: pesquisa das lendas da comunidade escolar 
4º ano: coreografia e apresentação;  e no 2º e 3º ano: varal de histórias antigas
Na educação infantil :Pré - escolar e 1º ano: coreografia e apresentação 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 A escolha do Tema foi de forma democrática com a comunidade escolar.