Revivendo o passado, construindo o futuro
Expedição Investigativa
A partir dos questionamentos realizados e da expedição investigativa percebeu-se que cada vez mais o computador, vídeo game, televisão estão tomando conta de nossas crianças e assim as brincadeiras e os brinquedos antigos estão sendo esquecidos. Você brinca ao ar livre? Com quem? Do que?
- Quais as brincadeiras que você costuma brincar?
- Quais os brinquedos que utiliza para brincar?
- Utiliza brinquedos confeccionados por você ou por seus pais? Quais?
Objetivos
Reviver e elaborar brinquedos, realizando brincadeiras que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar, reconhecendo a importância destes como elementos da cultura local.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professoras, pais, funcionários, equipe gestora e comunidade do Bairro Marilene.
Articulação com o currículo
O trabalho de articulação curricular se dará nas áreas:
Língua Portuguesa:
- Expressão oral
- Hora do conto
- Leitura e interpretação de textos variados
- Produção de textos variados
Matemática:
- Construção de tabelas e gráficos
- Histórias matemáticas
- Sistema monetário brasileiro
- Sistema de medida (tempo)
Ciências:
- Saúde e corpo humano
- Higiene
- Meio ambiente
- Sustentabilidade
- Órgãos dos sentidos
História:
- Entrevista com pais sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância
- Pesquisa em livros e internet sobre a origem de alguns brinquedos e brincadeiras
- Tradições culturais de as comunidade
Arte:
- Produção de desenho com interferência e sem interferência
- Releitura de obras
- Confecção de livros, jogos, brinquedos, instrumentos musicais
- Artes visuais
Educação Física:
- Rodas cantadas
- Dramatização
- Dança, movimentos corporais, músicas
Ensino Religioso:
- Respeito as diferenças
- Valores
- Cooperação
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear é constante tendo em vista o modelo de participação desejado na escola.