Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Vivendo no século XXI
Expedição Investigativa

Visita na família mais antiga da comunidade e na 1ª professora da escola que reside na comunidade para entrevista-los. Durante todo o processo foi feito diário de bordo relatando o caminho, ambiente, assuntos da entrevista, concluindo com as opiniões dos envolvidos. Os alunos levaram também para casa as questões da boa pergunta para discutir e registrar com seus familiares.

Objetivos

Entender as mudanças ocorridas no mundo atual para despertar a criticidade e atuar de forma consciente na sociedade tornando-a lugar onde os seres vivam de forma coerente e harmoniosa.
Março a novembro

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, moradores da comunidade, professores.

Articulação com o currículo

Português: Interpretação de músicas e acontecimentos, portfólios, produção textualMatemática: sistema monetário de cada década, juros, economia financeira.História: economia, blocos econômicos.
Geografia: paisagens mundiaisCiências: Avanços na medicina, uso de recursos para produção de energia.Ed Rural: Destruição do meio ambiente, uso de agrotóxicosEnsino religioso: Religiões do mundo, mudanças familiares.Ed. Física: História dos esportes.Artes: músicas e danças dentro das décadas.Construção do painel por décadas com pesquisas e estudos dos fatos acorridos Português: Interpretação e debate da mensagem.Ciências: Avanços no uso de máquinas.
História: Industrialização Artes: Confecção de painéis. Assistir filmes para posterior trabalhar em sala de aula de análise e debates e construção de painéis.Ciências: uso de recursos para a produção de energia.
Português: Diário de bordo Geografia: Paisagens


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Bárbara

Diretor
Mirte Smaniotto de Moraes

Turma
9ª ano

Número de alunos
7

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rodeio Bonito

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RODEIO BONITO

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
Primeiramente conversamos com os alunos e sugerimos assuntos que poderiam ser trabalhados o desenvolvimento do projeto, depois foram determinadas as questões da boa pergunta e que os alunos levariam para casa para discutir com seus familiares e decidimos também visitar e entrevistar a família mais antiga da comunidade e também a primeira professora da escola.
Cleuza Maria Taschetto Grana/ Iliane Maria Huber | Professor(a)