Vivendo no século XXI
                                                                
                                
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Visita na família mais antiga da comunidade e na 1ª professora da escola que reside na comunidade para entrevista-los. Durante todo o processo foi feito diário de bordo relatando o caminho, ambiente, assuntos da entrevista, concluindo com as opiniões dos envolvidos. Os alunos levaram também para casa as questões da boa pergunta para discutir e registrar com seus familiares. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Entender as mudanças ocorridas no mundo atual para despertar a criticidade e atuar de forma consciente na sociedade tornando-a lugar onde os seres vivam de forma coerente e harmoniosa.
 Março a novembro 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Pais, alunos, moradores da comunidade, professores. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Português: Interpretação de músicas e acontecimentos, portfólios, produção textualMatemática: sistema monetário de cada década, juros, economia financeira.História: economia, blocos econômicos. 
Geografia: paisagens mundiaisCiências: Avanços na medicina, uso de recursos para produção de energia.Ed Rural: Destruição do meio ambiente, uso de agrotóxicosEnsino religioso: Religiões do mundo, mudanças familiares.Ed. Física: História dos esportes.Artes: músicas e danças  dentro das décadas.Construção do painel por décadas com pesquisas e estudos dos fatos acorridos Português: Interpretação e debate da mensagem.Ciências: Avanços no uso de máquinas.
História: Industrialização Artes: Confecção de painéis. Assistir filmes para posterior trabalhar em sala de aula de análise e debates e construção de painéis.Ciências: uso de recursos para a produção de energia.
Português: Diário de bordo Geografia: Paisagens