Vivendo no século XXI
Expedição Investigativa
Visita na família mais antiga da comunidade e na 1ª professora da escola que reside na comunidade para entrevista-los. Durante todo o processo foi feito diário de bordo relatando o caminho, ambiente, assuntos da entrevista, concluindo com as opiniões dos envolvidos. Os alunos levaram também para casa as questões da boa pergunta para discutir e registrar com seus familiares.
Objetivos
Entender as mudanças ocorridas no mundo atual para despertar a criticidade e atuar de forma consciente na sociedade tornando-a lugar onde os seres vivam de forma coerente e harmoniosa.
Março a novembro
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, moradores da comunidade, professores.
Articulação com o currículo
Português: Interpretação de músicas e acontecimentos, portfólios, produção textualMatemática: sistema monetário de cada década, juros, economia financeira.História: economia, blocos econômicos.
Geografia: paisagens mundiaisCiências: Avanços na medicina, uso de recursos para produção de energia.Ed Rural: Destruição do meio ambiente, uso de agrotóxicosEnsino religioso: Religiões do mundo, mudanças familiares.Ed. Física: História dos esportes.Artes: músicas e danças dentro das décadas.Construção do painel por décadas com pesquisas e estudos dos fatos acorridos Português: Interpretação e debate da mensagem.Ciências: Avanços no uso de máquinas.
História: Industrialização Artes: Confecção de painéis. Assistir filmes para posterior trabalhar em sala de aula de análise e debates e construção de painéis.Ciências: uso de recursos para a produção de energia.
Português: Diário de bordo Geografia: Paisagens