Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A Relação com o Meio Ambiente no decorrer da História.
Expedição Investigativa

momento da expedição investigativa, foi realizado da seguinte maneira:
•Entrevista, na residência da senhora Clotilde Novelo Picolotto, com 86 anos de idade.Partindo da curiosidade dos alunos, os mesmos entrevistaram a senhora Clotilde:•1) Como era a vida da senhora antigamente? 2) A água que a senhora utilizava era encanada? 3) Como eram construída as moradias.

Objetivos

Conhecer as principais características da terra primitiva, mostrar que a história sofre muitas alternações ao longo do tempo, como também o meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade Escolar, corpo docente da Escola, Educando.

Articulação com o currículo

História. Os alunos farão uma pesquisa bibliográfica e “online ”sobre: o meio ambiente antes do surgimento do homem atual e uma entrevista na residência da senhora Clotilde, a partir da expedição será feita uma socialização em sala de aula e produzido um texto sobre a entrevista. Será assistido um filme e após construído um paralelo comparando a sociedade primitiva e a atual com o meio ambiente. visita ao museu municipal.Arte. Os alunos irão observar e ouvir diferentes sons da natureza numa área verde do município para reproduzir o som e desenhar se for necessário. Matemática. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade utilizando o conhecimento matemático da natureza.
Os alunos irão produzir numerais de diversas formas usando os meios que o meio ambiente produz.Fazer o relógio do sol....
...relógio da água....Pesquisa sobre medidas .


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac

Diretor
Elisangela Bavaresco

Turma
6º A 19 Alunos. ¨6º B 23 Alunos.

Número de alunos
42

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Rodeio Bonito

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RODEIO BONITO

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga
Muito bom trabalhar com esse projeto, pois percebem Não tinha veneno nenhum a terra era boa o que plantávamos dava e quando não dava mais nós deixávamos aquele pedaço crescer mato pois assim a terra descansava um pouco e plantávamos em outro lugar.
Andréa Garbin Barcelos, Cleide Garbin Tomé, Márcia Kern de Albernaz | Professor(a)