Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2014 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Higiene e cuidados com o ambiente em que vivemos "Aprendi a reciclar e a cuidar da natureza, espero que as pessoas também aprendam a fazer o que nós fazemos. Eu amei participar deste projeto."
Maria Eduarda dos Santos | aluno(a)
Expedição Investigativa

Após lançar a pergunta exploratória, os alunos foram estimulados a confeccionar materiais que desenvolvesse seu espírito investigativo, como óculos, lupas, máquinas fotográficas, binóculos e máscaras de detetive, para que pudessem investigar o que poderiam fazer para melhorar o ambiente em que vivem, ou seja, sua comunidade. Após a confecção destes materiais, saíram com suas professoras e colegas pelas ruas da comunidade, para realizar a expedição investigativa.

Objetivos

Desenvolver na comunidade escolar as práticas saudáveis de higiene e cuidados com o ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Dentistas, Secretaria Municipal da Saúde, professores, famílias, funcionários da escola, agentes comunitários (através de palestra gratuitas sobre higiene e cuidados com o corpo.), Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (através de palestra sobre os cuidados e destino adequado do lixo).

Articulação com o currículo

Pré-escola: Interpretação oral e ilustrativa, hábitos de higiene e preservação do ambiente, conhecer e reconhecer o nome, letras, números e quantidades, texturas, desenvolver a atenção, raciocínio e a criatividade, valores como: respeito, cooperação e limites;
1º Ano: Hábitos de higiene, preservação do ambiente, leitura, debate, jogos, cantigas, trabalhos, letras, números, conjuntos, desenhos, construção de painéis e maquetes, atividades musicais, atividades que desenvolvam o raciocínio e a concentração, valores como: respeito, cooperação;
3º Ano: Preservação do ambiente, leituras, debates, jogos, ilustrações, produções de textos, panfletos, construção de painéis e maquetes, portifólios, atividades de concentração e raciocínio lógico, valores como: respeito, cooperação e incentivo ao estudo;
4 Ano: Maquetes, mapas, histórias matemáticas, cartaz, leituras informativas, jogos, desenhos, gincanas, construção de folder.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Através da pergunta exploratória, as turmas foram reunidas e foi realizada uma expedição investigativa, identificando muitos focos de lixo encontrados na comunidade. Os alunos perceberam, então, que seria este o grande objetivo do projeto de nossa escola: conscientizar a comunidade em geral para que cuidasse melhor do lixo que produz, dando à ele, um destino correto, mantendo as ruas mais limpas e diminuindo o risco de proliferação de doenças.

Ficha Técnica
Escola
E. M. E. F. CASTRO ALVES

Turma
Pré escola, 1°, 3º e 4º ano

Número de alunos
27

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Faxinal do Soturno

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FAXINAL DO SOTURNO

Apoiadores
Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno, SMED, Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Agricultura

Assessoria Pedagógica
F e L Assessoria Pedagógica
"Foi um trabalho coletivo e cooperativo, em que todos aprenderam e ensinaram algo para a transformação do ambiente, do nosso ensino e para melhoria do processo ensino/aprendizagem."
Roselaine de Oliveira Bisognin | Professor(a)