Higiene e cuidados com o ambiente em que vivemos
“ "Aprendi a reciclar e a cuidar da natureza, espero que as pessoas também aprendam a fazer o que nós fazemos. Eu amei participar deste projeto."
Maria Eduarda dos Santos | aluno(a)
Expedição Investigativa
Após lançar a pergunta exploratória, os alunos foram estimulados a confeccionar materiais que desenvolvesse seu espírito investigativo, como óculos, lupas, máquinas fotográficas, binóculos e máscaras de detetive, para que pudessem investigar o que poderiam fazer para melhorar o ambiente em que vivem, ou seja, sua comunidade. Após a confecção destes materiais, saíram com suas professoras e colegas pelas ruas da comunidade, para realizar a expedição investigativa.
Objetivos
Desenvolver na comunidade escolar as práticas saudáveis de higiene e cuidados com o ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Dentistas, Secretaria Municipal da Saúde, professores, famílias, funcionários da escola, agentes comunitários (através de palestra gratuitas sobre higiene e cuidados com o corpo.), Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (através de palestra sobre os cuidados e destino adequado do lixo).
Articulação com o currículo
Pré-escola: Interpretação oral e ilustrativa, hábitos de higiene e preservação do ambiente, conhecer e reconhecer o nome, letras, números e quantidades, texturas, desenvolver a atenção, raciocínio e a criatividade, valores como: respeito, cooperação e limites;
1º Ano: Hábitos de higiene, preservação do ambiente, leitura, debate, jogos, cantigas, trabalhos, letras, números, conjuntos, desenhos, construção de painéis e maquetes, atividades musicais, atividades que desenvolvam o raciocínio e a concentração, valores como: respeito, cooperação;
3º Ano: Preservação do ambiente, leituras, debates, jogos, ilustrações, produções de textos, panfletos, construção de painéis e maquetes, portifólios, atividades de concentração e raciocínio lógico, valores como: respeito, cooperação e incentivo ao estudo;
4 Ano: Maquetes, mapas, histórias matemáticas, cartaz, leituras informativas, jogos, desenhos, gincanas, construção de folder.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através da pergunta exploratória, as turmas foram reunidas e foi realizada uma expedição investigativa, identificando muitos focos de lixo encontrados na comunidade. Os alunos perceberam, então, que seria este o grande objetivo do projeto de nossa escola: conscientizar a comunidade em geral para que cuidasse melhor do lixo que produz, dando à ele, um destino correto, mantendo as ruas mais limpas e diminuindo o risco de proliferação de doenças.