Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Horta Escolar: Mãos na Terra O Projeto União Faz a Vida além de trazer muitos benefícios para a escola e conhecimento para os alunos, incentivando o cultivo e a alimentação saudável com produtos orgânicos produzidos por nós alunos e sendo consumido por nós mesmos, ajudando na economia escolar e contribuindo para uma alimentação mais saudável e nutritiva.
Marília Soares de Oliveira | aluno(a)
Acho a horta escolar muito importante, uma grande iniciativa, estão de parabéns pois incentivam nossos filhos a comerem verduras saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, além de aprenderem a cultivar a cultivar para terem uma vida mais saudável, aprendem também economizar.
Berenice Schneider Serena | responsável
Expedição Investigativa

As turmas participantes do projeto juntamente com as professoras conselheiras e direção da escola realizaram uma expedição investigativa, uma viagem à Expoagro Afubra, onde tiveram a oportunidade de conhecera horta que está inserida no parque e explicações de um técnico da Emater sobre a importância de produzir alimentos livres de agrotóxicos e também fizeram perguntas para sanar algumas duvidas sobre o tema.

Objetivos

Promover a sensibilização sobre a importância de uma alimentação balanceada, valorizando os alimentos naturais, destacando seus benefícios para a saúde baseando se no trabalho cooperativo e na sustentabilidade.

Comunidade de Aprendizagem

Todos os alunos dos 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão.

Articulação com o currículo

O Projeto Horta Escolar foi pensado para atender a demanda da escola com objetivo de que o educando aprenda o cultivo de hortaliças para que a partir da atividade de plantar, cuidar e colher passe a valorizar essa prática. Quando o educando aprende a cultivar hortaliças através do Eixo Temático: TERRA-VIDA–TRABALHO seu aprendizado quebra as barreiras escolares chegando até o seu ambiente familiar.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos fizeram o preparo do solo nos canteiros (com adubo orgânico). Outra ação foi uma palestra do técnico agrícola da Emater com o tema: Cultivo de hortaliças em Ambiente parcialmente modificado. Os alunos responderam um questionário juntamente com suas famílias sobre a importância da horta em suas casas, realizaram pesquisa sobre as hortaliças mais consumidas e após realizaram o plantio, são responsáveis pelo cultivo, reposição e manutenção da horta.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão

Diretor
Gilcéia Beatriz Ferreira Pesamosca

Turma
Nonos anos do ensino fundamental (9º M e 9º N)

Número de alunos
36

Educadores
Leonise Mira Koehler Rossato e Lindomaura Francisca Corrêa, contaram com o apoio de todos os professores da escola.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estrela Velha

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTRELA VELHA

Apoiadores
SICREDI; Prefeitura Municipal; SC Cereais; Comunidade escolar.

Assessoria Pedagógica
Costa & Costa Assessoria - Elisabeth Garcia Costa
A união de todos os segmentos é muito importante para implantação do projeto e também incentivar nossos educandos e suas famílias à prática de uma alimentação saudável na produção de alimentos ecológicos para a sua sustentabilidade.

A horta escolar possibilita aos alunos um trabalho de forma cooperativa, mostrando a eles que todos têm grande importância, assim como na sociedade, um trabalho em que todos estão engajados sempre tem tendência a prosperar.
Leonise Mira Koehler Rossato e Lindomaura Francisca Corrêa | Professor(a)