ESCOLA LIMPA: UM ATO DE CIDADANIA
Expedição Investigativa
Etapas: reunimos as turmas A e B de sétimo ano na mesma sala, para fazermos uma conversa informal sobre a limpeza e os cuidados da escola enfatizando OS lixos que são gerados na escola com os seguintes questionamentos: -Como é o ambiente de sua sala de aula?
-Que tipos de lixos são gerados na escola? Quem são os responsáveis?
-Qual a sua contribuição para manter limpo o espaço escolar?
-A qualidade de vida está relacionada ao nosso ambiente escolar e familiar e da comunidade? Por que?
Objetivos
Refletir sobre a problemática do lixo na escola visando promover a mudança comportamental dos alunos, com a formação de novos hábitos e valores para o exercício da cidadania despertando nos educandos o senso crítico e cooperativo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores , pais, funcionários, serventes e merendeiras, famílias e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Português: interpretação Oral; Roda de conversa ( A importância do consumo consciente e a produção de lixo);Artes: Ilustração e Dramatização;-Entrevistar as serventes da escola(nome, escolaridade, tempo de serviço na escola, destino do lixo, dificuldades para o desempenho da profissão, mensagem para os alunos, incentivando-os a colaborar com a conservação da limpeza na escola ) Produzir um vídeo.
Reconhecer-se como indivíduo integrante de uma sociedade, família, escola, comunidade.CIêNCIAS: A diferença de lixo e resíduo (aproveitamento de matéria orgânica e destinação e reaproveitamento de materiais);- como respeitar o ambiente escolar para se manter uma boa higiene.EDUCAÇÃO FÍSICA:_Caminhada orientada pelo professor
-MATEMÁTICA: Confecção de tabela com exposição de cartaz. ARTES: confecção de coletes;INGLêS: tradução de palavras e pequenos textos.
- ENSINO RELIGIOSO: Ser humano como obra divina;Convivencias saudáveis;