DESCOBRINDO E BRINCANDO EU APRENDO
Expedição Investigativa
Boa pergunta: Seu filho gosta de brincar?E você brinca com seu filho?
Quais brincadeiras vocês brincam? Que tipo de brincadeira seu filho mais gosta de brincar? Comente.São brincadeiras educativas?Que tipo de brinquedos seu filho tem em casa?Qual deles gosta mais?Os brinquedos foram feitos por você ou comprados? Cite alguns.Seria possível vocês construir com seu filho um brinquedo para trazer na escola?
Território: Ambiente escolar e a família. Etapas e interesse
Objetivos
Proporcionar momentos de interação com a família, escola, brinquedos e brincadeiras que ajudam no processo de desenvolvimento de cada criança.
Comunidade de Aprendizagem
Família, alunos, professores e funcionárias da escola.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita:Linguagem artística: confecção de brinquedos
Linguagem matemática: formas e tamanhos. Cada criança iráconfeccionar seu brinquedo preferido em casa com a família e trazer para a escola onde será socializado com as outras crianças.Desenvolvimento cognitivo As crianças irão trazer brinquedos de casa para socializarem e brincarem com todos os alunos da escola.Linguagem oral, criatividade imaginação Providenciar um baú coletando, fantasias, calçados, brinquedos, acessórios pinturas, etc....com isso as crianças irão brincar livremente estabelecendo suas próprias regras e limites, criando a hora da brincadeira do faz-de-conta, teatros com fantoches.Os mesmos serão apresentados a todos os colegas da sala, deixando à disposição das crianças, tudo isso para que as crianças possam brincar usando a sua imaginação. Linguagem da natureza e sociedade
Percepção dos sentidos. Atividades psicomotoras divididas em estações.