Café com Leite?
Expedição Investigativa
Boa pergunta:
Qual a importância, os benefícios e as dificuldades do trabalho que o senhor desenvolve na questão da produção de leite?
Território:
Propriedade do Senhor Élido Ortigara
Objetivos
Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre a produção de leite bovino em nosso município sendo esta uma atividade de grande relevância que possibilita a fixação de nossos agricultores no campo, bem como o manejo higiênico-sanitário adequado em sua produção, transformação e conservação, a quantidade produzida e a qualidade do produto, técnicas de pastagem, as novas tecnologias produtivas.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, pais, nutricionista, secretaria da agricultura e EMATER/ASCAR (Diacir Sichelero , Juca Guerra e Débora Zambam). Propriedade visitada: Propriedade do Senhor Élido Ortigara de Taquaruçu do Sul e Propriedade Rural dos Antonellos.
Articulação com o currículo
Os benefícios do leite.(Textos informativos, tirinhas, reportagens e narrativos,Compreensão e interpretação,Substantivos,Adjetivos.)O leite e a tecnologia(questionário,relatório escrito.)Leite adulterado, e agora? (Palestra)Conhecendo a produção de leite bovino em nosso município( Tempo e espaço.) Cottage cheese: um benefício do leite( Artigos definidos e indefinidos, pronomes demonstrativos, Vocabulário (substantivos)Milk In Your Life .( Textos referentes ao tema do projeto.Estudo vocabulário.)Dados e informações do gado leiteiro.(Operações; sistemas de medidas,sistema monetário.)Aprendendo e criando! Releitura da obra de arte do Pintor holandês Jan Vermeer,obra “A Leiteira”.)Bacia leiteira em nosso município. (Bacia leiteira, parte integrante de um dos setores da economia, agricultura).Agentes patogênicos na bacia leiteira,Equações)Bactérias no café?!Ciências:O ar, microorganismos.