Classificação: Ciências
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cores, sabores e valores Eu, como mãe, agradeço a escola pelo desenvolvimento do projeto, pois o meu filho está tendo a oportunidade de participar de um ato tão grandioso para a educação dele, além de receber vários conhecimentos sobre as variedades das hortaliças. A cada dia que passa se preocupa com as plantas e o meio ambiente. Já temos até uma hortinha em casa.
Suelen Naiane A. de Araujo | responsável
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada em duas hortas: a horta comum e a horta hidropônica. Na chácara Senhor Devanir, as crianças puderam observar os canteiros das diversas hortaliças cultivadas no solo e, em seguida, foram na chácara do Senhor Walter visitar a horta de cultivo hidropônico. As crianças puderam verificar as diferentes formas de cultivar as verduras.

Objetivos

Compreender que as plantas podem se desenvolver no solo de forma natural e na água através da ação do homem.

Comunidade de Aprendizagem

Visita a horta hidropônica/horta no solo;
Palestra com o agrônomo da Emater;
Coordenadora da Pastoral da Criança;
Palestra com as nutricionistas;
Visita a Associação Perolense de Fruticultores Frutiperola.

Articulação com o currículo

Projeto: Cores, sabores e valores
CIÊNCIAS: Os cuidados com o solo, A vida das plantas, Luz a fotossíntese, A nossa alimentação;
GEOGRAFIA: Paisagens rurais e urbanas, A ação do ser humano no ambiente, A natureza é mais comum no campo;
HISTÓRIA: Os alimentos também tem história, A alimentação da Criança, Origem dos alimentos, Influência dos portugueses, indígenas e africanos;
LÍNGUA PORTUGUESA: Gênero textual, Uso da letra maiúscula e minúscula, Uso do m e n, Utilização do til;
MATEMÁTICA: Linha e coluna, Leitura e interpretação de gráficos e tabelas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Arminda Rodrigues de Souza

Turma
3º ano "A"

Número de alunos
25

Educadores
Silvia de Oliveira Stochi Souza / Izabel Vechiato Bordin, Ronie Ivan de Oliveira, Rosangela Olivoto, Fábio dos Santos Riguetto, Elena Bolson

Estado
Paraná

Município
Pérola

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PEROLA

Apoiadores
Edson Pinguello, Walter do Vale Batista, Devanir Fornato, Danilo Eduardo Sebim.

A partir do desenvolvimento do projeto, pode-se observar maior interesse dos alunos pelos conteúdos. O professor, através das aulas práticas, no campo, proporcionou melhor aprendizagem e inserção do aluno ao meio em que vivem, conhecimentos prévios do seu cotidiano, trazendo o aluno para a realidade, tornando as aulas mais prezerosas e produtivas.