Eu e o ambiente onde estou inserido
“ “O nosso modo de ver, ser e conviver mudou desde o momento em que começamos a trabalhar com o projeto cooperativo. O Programa A União Faz a Vida nos dá esse suporte para crescermos cada vez mais. Estou muito feliz!”
Gabriel Gehrke da Silva | aluno(a)
“ “Achei o Programa muito importante, pois ajudou o meu filho a se preocupar com as coisas que o rodeiam. A escola também foi feliz na escolha do tema que envolve os alunos a colaborar com o meio onde vivem, com isso se tornando pessoas melhores. Estou feliz por fazermos parte desta comunidade escolar”.
Maraceu Ferreira | responsável
Expedição Investigativa
Ocorreu com um debate com os alunos, quando foi decidido em grupo que o projeto seria direcionado ao meio onde vivemos. Foi realizada reflexão sobre o meu ambiente (pessoa) com a pergunta: Como eu estou? Como está o meu interior, a minha vida?..., seguido de observação no ambiente sala de aula, no pátio, na horta e arredores da escola. Foi observado detalhes positivos e detectado aspectos que apresentam fragilidades. No encontro com a comunidade escolar foi alinhado o andamento do projeto.
Objetivos
- Conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente, em consequência a valorização da vida e do ser humano, através do conhecimento, da criatividade e de atitudes concretas do nosso dia-a-dia que visam reciclar e reaproveitar objetos para diminuir o volume de dejetos produzidos pelo ser humano e lançados na natureza, diminuindo assim, a poluição do nosso planeta, mobilizando-os a buscar uma prática concreta de cuidado com a vida em todos os aspectos.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade Escolar, Grupo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, EMATER, nutricionista, extensionista.
Articulação com o currículo
O projeto englobará o tema interdisciplinarmente, garantindo o êxito do mesmo, envolvendo atividades em todas as disciplinas.
Português: interpretação de texto; produção textual; vocabulário; leitura; oralidade; palestras; paródias; entrevistas; roda de conversa; diferentes tipos de texto.
Ciências: água; animais; poluição; compostagem; minhocário; trabalho de campo; ervas medicinais, horta escolar; higiene; hábitos de cortesia; saúde preventiva.
Estudos Sociais: o lugar onde vivemos; família e comunidade; trilha ecológica.
Ensino Religioso: cuidados comigo, com o outro, com a natureza; ressignificação de valores. Integrar e celebrar com família e comunidade; o sentimento de amor a terra onde nasceu valorizando sua vida, cultura, contribuições e sonhos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema a ser estudado foi realizada de forma coletiva, reunindo toda a equipe escolar e turma multisseriada do 1º ao 5º ano.
Após a Expedição Investigativa houve o registro de sugestões de como será colocado em prática esse projeto através de atividades em sala de aula e práticas de campo. Sempre de acordo com as necessidades acontecem reuniões para estabelecer metas e desenvolvimento das atividades com a comunidade escolar.