Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu e o ambiente onde estou inserido “O nosso modo de ver, ser e conviver mudou desde o momento em que começamos a trabalhar com o projeto cooperativo. O Programa A União Faz a Vida nos dá esse suporte para crescermos cada vez mais. Estou muito feliz!”
Gabriel Gehrke da Silva | aluno(a)
“Achei o Programa muito importante, pois ajudou o meu filho a se preocupar com as coisas que o rodeiam. A escola também foi feliz na escolha do tema que envolve os alunos a colaborar com o meio onde vivem, com isso se tornando pessoas melhores. Estou feliz por fazermos parte desta comunidade escolar”.
Maraceu Ferreira | responsável
Expedição Investigativa

Ocorreu com um debate com os alunos, quando foi decidido em grupo que o projeto seria direcionado ao meio onde vivemos. Foi realizada reflexão sobre o meu ambiente (pessoa) com a pergunta: Como eu estou? Como está o meu interior, a minha vida?..., seguido de observação no ambiente sala de aula, no pátio, na horta e arredores da escola. Foi observado detalhes positivos e detectado aspectos que apresentam fragilidades. No encontro com a comunidade escolar foi alinhado o andamento do projeto.

Objetivos

- Conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente, em consequência a valorização da vida e do ser humano, através do conhecimento, da criatividade e de atitudes concretas do nosso dia-a-dia que visam reciclar e reaproveitar objetos para diminuir o volume de dejetos produzidos pelo ser humano e lançados na natureza, diminuindo assim, a poluição do nosso planeta, mobilizando-os a buscar uma prática concreta de cuidado com a vida em todos os aspectos.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade Escolar, Grupo de Mulheres Trabalhadoras Rurais, EMATER, nutricionista, extensionista.

Articulação com o currículo

O projeto englobará o tema interdisciplinarmente, garantindo o êxito do mesmo, envolvendo atividades em todas as disciplinas.
Português: interpretação de texto; produção textual; vocabulário; leitura; oralidade; palestras; paródias; entrevistas; roda de conversa; diferentes tipos de texto.
Ciências: água; animais; poluição; compostagem; minhocário; trabalho de campo; ervas medicinais, horta escolar; higiene; hábitos de cortesia; saúde preventiva.
Estudos Sociais: o lugar onde vivemos; família e comunidade; trilha ecológica.
Ensino Religioso: cuidados comigo, com o outro, com a natureza; ressignificação de valores. Integrar e celebrar com família e comunidade; o sentimento de amor a terra onde nasceu valorizando sua vida, cultura, contribuições e sonhos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema a ser estudado foi realizada de forma coletiva, reunindo toda a equipe escolar e turma multisseriada do 1º ao 5º ano.
Após a Expedição Investigativa houve o registro de sugestões de como será colocado em prática esse projeto através de atividades em sala de aula e práticas de campo. Sempre de acordo com as necessidades acontecem reuniões para estabelecer metas e desenvolvimento das atividades com a comunidade escolar.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PRINCESA ISABEL

Diretor
Clarisse Dalmolin Hoffmann

Turma
MULTI DO 1º AO 5º ANO

Número de alunos
9

Educadores
Scheila Fernanda da Silva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estrela Velha

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTRELA VELHA

Apoiadores
SICREDI, Prefeitura Municipal, Comunidade Escolar, Trabalhadoras Rurais, EMATER.

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
“Quando iniciamos os trabalhos dentro do Programa achamos que não seria tão fácil. Hoje vejo a importância deste trabalho cooperativo. A gente envolve tudo e todos dentro de um contexto em que ninguém se sinta isolado. O tema “Eu e o ambiente onde estou inserido” possibilitou retomarmos diversos assuntos que antes quase eram esquecidos. Acredito no sucesso do Programa.”
Scheila Fernanda da Silva | Professor(a)