O rural e o urbano encontram-se no espaço escolar
Expedição Investigativa
Localizaram o espaço escolar e fizeram o mapeamento. Na sala de aula, através do livro didático, conheceram o espaço rural e o espaço urbano. Viram e compreenderam as diferentes realidades entre o domínio do campo e da cidade, suas particularidades e relações de interdependência.
Objetivos
Reconhecer as paisagens e identificar o lugar em que se encontram inseridas, além das diferentes manifestações da natureza e da apropriação e transformação dela pela ação de coletividade.
Comunidade de Aprendizagem
Palestra da saúde/ Teatro da dengue / Aprendizagem dialógica com colaboração do professor e dos estudantes (aprender trabalhando juntos no coletivo para melhorar a educação). Disposição de se comprometer no grupo, reciprocidade que leva as ações espontâneas para o benefício do outro.
Articulação com o currículo
Língua portuguesa: Linguagem regional e maneira correta. Trabalhar o gibi de Chico Bento. Emprego de sinais de pontuação.
Geografia: Espaço que vivemos. Convivência. As relações sociais. História: Cidadania. História do município.
Ciências: Preservação dos espaços coletivos e do patrimônio. Lixo e reciclagem. Higiene pessoal. A dengue. A água e o ar.
Religião: Trabalhar sobre a parábola do Semeador.
Educação física: Trabalhar jogos e músicas (Asa Branca), características de cada local, na teoria e na prática.
Arte: Construção de maquete dos dois espaços utilizando materiais descartáveis. Fabricação de brinquedos, quadros, dobraduras, formas de brincar de cada espaço.