Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2013 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O rural e o urbano encontram-se no espaço escolar
Expedição Investigativa

Localizaram o espaço escolar e fizeram o mapeamento. Na sala de aula, através do livro didático, conheceram o espaço rural e o espaço urbano. Viram e compreenderam as diferentes realidades entre o domínio do campo e da cidade, suas particularidades e relações de interdependência.

Objetivos

Reconhecer as paisagens e identificar o lugar em que se encontram inseridas, além das diferentes manifestações da natureza e da apropriação e transformação dela pela ação de coletividade.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra da saúde/ Teatro da dengue / Aprendizagem dialógica com colaboração do professor e dos estudantes (aprender trabalhando juntos no coletivo para melhorar a educação). Disposição de se comprometer no grupo, reciprocidade que leva as ações espontâneas para o benefício do outro.

Articulação com o currículo

Língua portuguesa: Linguagem regional e maneira correta. Trabalhar o gibi de Chico Bento. Emprego de sinais de pontuação.
Geografia: Espaço que vivemos. Convivência. As relações sociais. História: Cidadania. História do município.
Ciências: Preservação dos espaços coletivos e do patrimônio. Lixo e reciclagem. Higiene pessoal. A dengue. A água e o ar.
Religião: Trabalhar sobre a parábola do Semeador.
Educação física: Trabalhar jogos e músicas (Asa Branca), características de cada local, na teoria e na prática.
Arte: Construção de maquete dos dois espaços utilizando materiais descartáveis. Fabricação de brinquedos, quadros, dobraduras, formas de brincar de cada espaço.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal João Paulo II

Diretor
Sílvia Carvalho da Silva

Turma
4º Ano A

Número de alunos
18

Educadores
Aurea Akiko Oshiro Zanatta

Estado
Paraná

Município
Itambaracá

Cooperativa
SICREDI PARANAPANEMA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO ITAMBARACA

Os alunos se envolveram com as atividades propostas, compreenderam e analisaram os diferentes modos de vida das pessoas que moram no campo e na cidade, são capazes de conhecer as pessoas e os elementos que formam as paisagens, comparam a vivência em relação ao ambiente em que moram.
Áurea Akiko Oshiro Zanatta | Professor(a)