Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincadeiras de ontem e hoje – Brincando que se aprende “Gostei muito, brincamos de coisas que nossos avós brincavam, e ainda aprendemos muitas coisas; como respeitar os colegas, e os mais velhos”.
Giovana | aluno(a)
Expedição Investigativa

Na biblioteca cidadã em uma entrevista com a professora Calila.

Objetivos

Resgatar brincadeiras antigas a fim de estimular por meio dessas brincadeiras o desenvolvimento motor das crianças, resgatando valores, ampliando seu circulo de brincadeiras, tornando as mais solidarias e participativas.

Comunidade de Aprendizagem

Entrevista com a professora aposentada Dona Calila, onde a mesma, contou como eram as brincadeiras no seu tempo de criança, e de como as crianças brincavam e aprendiam. Quando ela era professora .Os pais também participaram como apoiadores do projeto.

Articulação com o currículo

Português: Leitura (intuitiva) de diversos gêneros com estrutura das palavras, compreensão da relação oralidade/escrita.
Matemática: Noção de quantidade de números até 20, antecessor, sucessor, formas geométricas, par/impar, adição/ subtração,
História: Resgate cultural local;
Geografia: Delimitação de espaços para determinadas brincadeiras, Brincadeiras mais comuns zona urbana/zona rural.
Arte; Confecção de brinquedos de sucatas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Cecília Meireles

Turma
PrimeiraSerieB

Número de alunos
18

Educadores
Marcia Alves de Siqueira Oliveira.

Estado
Paraná

Município
Santo Antônio da Platina

Cooperativa
SICREDI NORTE SUL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CONSELHEIRO MAIRINCK

Apoiadores
Pais , Sicredi, Departamento de Educação e Professora Calila.

O projeto propiciou momentos de aprendizagem, onde os alunos aprenderam brincando, desenvolvendo-nos mesmo, o interesse e participação necessários no processo ensino/aprendizagem tornando – o significativo. No qual através dos relatos, possam conhecer e resgatar a cultura.