Brincadeiras de ontem e hoje – Brincando que se aprende
“ “Gostei muito, brincamos de coisas que nossos avós brincavam, e ainda aprendemos muitas coisas; como respeitar os colegas, e os mais velhos”.
Giovana | aluno(a)
Expedição Investigativa
Na biblioteca cidadã em uma entrevista com a professora Calila.
Objetivos
Resgatar brincadeiras antigas a fim de estimular por meio dessas brincadeiras o desenvolvimento motor das crianças, resgatando valores, ampliando seu circulo de brincadeiras, tornando as mais solidarias e participativas.
Comunidade de Aprendizagem
Entrevista com a professora aposentada Dona Calila, onde a mesma, contou como eram as brincadeiras no seu tempo de criança, e de como as crianças brincavam e aprendiam. Quando ela era professora .Os pais também participaram como apoiadores do projeto.
Articulação com o currículo
Português: Leitura (intuitiva) de diversos gêneros com estrutura das palavras, compreensão da relação oralidade/escrita.
Matemática: Noção de quantidade de números até 20, antecessor, sucessor, formas geométricas, par/impar, adição/ subtração,
História: Resgate cultural local;
Geografia: Delimitação de espaços para determinadas brincadeiras, Brincadeiras mais comuns zona urbana/zona rural.
Arte; Confecção de brinquedos de sucatas.