Eu já vi
Expedição Investigativa
fizemos a roda de conversa na sala de aula explicando faríamos uma brincadeira que envolveria uma bruxa que fazia feitiço em seu caldeirão, sendo assim as crianças teriam que se transformar toda a vez que a bruxa mexesse o caldeirão e dissesse no que eles se transformariam (preferi cachorro, gato, sapo, coelho, entre outros); Tivemos crianças que fizeram, outros que não, por desconhecer como era o animal e alguns por timidez.
Objetivos
Conhecer e vivenciar através do mundo dos animais experiências de socialização e interação, buscando melhorar as atitudes de respeito, solidariedade e amor entre suas vivencias sociais e a natureza.
Comunidade de Aprendizagem
As ações que foram desenvolvidas com as crianças teve a participação dos pais de um aluno através de contação de histórias com fantoches falando da importância de cuidar bem dos animais envolvendo todos alunos da escola, também foram desenvolvido brincadeiras com outras turmas como a música da Centopéia, Boneco de lata e com a dramatização da música O rei da floresta para as crianças do infantil I.
Articulação com o currículo
Natureza e Sociedade, Música e Movimento, Matemática, Identidade e autonomia. Linguagem oral e escrita. Desenvolver a função simbólica, brincadeiras de faz-de-conta; Desenvolver a expressão corporal; Conhecer personagens de histórias infantis; Conhecer os animais domésticos e selvagens; Desenvolver a contagem; Apresentar o e identificar os numerais e quantidades; Desenvolver a função simbólica, brincadeiras de faz-de-conta; Identificar nome das pessoas da família e as relações de parentesco; Demonstrar comportamentos adequados de relacionamento e convívio social; Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado; Conhecer os animais dos contos de fadas e historias; Aprender a respeitar as coisas objetos dos outros. Repassar valores culturais; Resgatar a importância do Folclore; Conhecer os animais que fazem parte das lendas do folclore; Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas; Desenvolver e estimular a coordenação viso motora.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No momento da reflexão fizemos a roda de conversa para falarmos sobre o as curiosidades e nesse momento o Breno disse eu já vi? olhando para o Samuel como se tivesse perguntando algo e logo o Samuel respondeu um macaco e assim a professora percebeu a oportunidade de fazer uma nova brincadeira e fez a intervenção perguntando para o Breno eu já vi ? E de imediato o ele respondeu: Um leão, as crianças começaram a rir e participar, perguntando para um colega o que ele ja viu?