Classificação: socialização
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu já vi
Expedição Investigativa

fizemos a roda de conversa na sala de aula explicando faríamos uma brincadeira que envolveria uma bruxa que fazia feitiço em seu caldeirão, sendo assim as crianças teriam que se transformar toda a vez que a bruxa mexesse o caldeirão e dissesse no que eles se transformariam (preferi cachorro, gato, sapo, coelho, entre outros); Tivemos crianças que fizeram, outros que não, por desconhecer como era o animal e alguns por timidez.

Objetivos

Conhecer e vivenciar através do mundo dos animais experiências de socialização e interação, buscando melhorar as atitudes de respeito, solidariedade e amor entre suas vivencias sociais e a natureza.

Comunidade de Aprendizagem

As ações que foram desenvolvidas com as crianças teve a participação dos pais de um aluno através de contação de histórias com fantoches falando da importância de cuidar bem dos animais envolvendo todos alunos da escola, também foram desenvolvido brincadeiras com outras turmas como a música da Centopéia, Boneco de lata e com a dramatização da música O rei da floresta para as crianças do infantil I.

Articulação com o currículo

Natureza e Sociedade, Música e Movimento, Matemática, Identidade e autonomia. Linguagem oral e escrita. Desenvolver a função simbólica, brincadeiras de faz-de-conta; Desenvolver a expressão corporal; Conhecer personagens de histórias infantis; Conhecer os animais domésticos e selvagens; Desenvolver a contagem; Apresentar o e identificar os numerais e quantidades; Desenvolver a função simbólica, brincadeiras de faz-de-conta; Identificar nome das pessoas da família e as relações de parentesco; Demonstrar comportamentos adequados de relacionamento e convívio social; Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado; Conhecer os animais dos contos de fadas e historias; Aprender a respeitar as coisas objetos dos outros. Repassar valores culturais; Resgatar a importância do Folclore; Conhecer os animais que fazem parte das lendas do folclore; Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas; Desenvolver e estimular a coordenação viso motora.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No momento da reflexão fizemos a roda de conversa para falarmos sobre o as curiosidades e nesse momento o Breno disse eu já vi? olhando para o Samuel como se tivesse perguntando algo e logo o Samuel respondeu um macaco e assim a professora percebeu a oportunidade de fazer uma nova brincadeira e fez a intervenção perguntando para o Breno eu já vi ? E de imediato o ele respondeu: Um leão, as crianças começaram a rir e participar, perguntando para um colega o que ele ja viu?

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Integral Pequeno Aprendiz

Diretor
Marcia Silva

Turma
Infantil I "B"

Número de alunos
27

Educadores
Gasiele Leal Martins

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Maria Luciana dos Santos Lima

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Muitas crianças que eram inibidas deixaram de ser, hoje são mais participativas e comunicativas, crendo eu que tudo isso fora oportunizado com as vivencias através das brincadeiras pelo mundo do faz de conta.
Gasiele Leal Martins | Professor(a)