Criança consciente, energia para sempre
Expedição Investigativa
Ocorreu nas imediações do caminhão da energisa que estava desenvolvendo um projeto nas proximidades. Durante uma palestra sobre a energia surgiu por parte das crianças muitos questionamentos, preocupação e interesse sobre de onde vem e até quando iremos tê-la. Ao retornarmos para sala de aula, sentamos em roda e conversamos trocando informações e anotando posicionamentos e curiosidades.
Objetivos
Levar alunos e família a mudança de hábitos, gerando uma consciência cidadã que pensa na preservação do meio ambiente e na economia familiar.
Comunidade de Aprendizagem
Participação do servidor da energiza com uma palestra; Envio das contas de energia pela família para construção dos gráficos de consumo mensal. Apresentação durante ato cívico para todos os alunos da escola de uma parodia sobre desperdício de energia.
Exposição de trabalhos realizados para comunidade escolar.
Palestra com funcionário responsável pela Energisa em nossa região
Articulação com o currículo
Ciências Naturais, ciências Humanas e linguagens - Identificar impactos no ambiente decorrentes das ações humanas; Reconhecer práticas de conservação, desenvolvendo atitudes sustentáveis; Produzir registros espontâneos para representar quantidades; Reconhecer o consumismo como atitude prejudicial para a natureza; Identificar o sol como fonte de energia; Reconhecer a importância da água no ambiente; Estabelecer relações, comparar e fazer associações entre as fontes de energia dentre as épocas; Estabelecer relações de intertextualidade na compreensão de textos diversos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição, houve uma roda de conversa onde levantaram hipóteses e questionamentos sobre o que sabem e suas curiosidades sobre o tema energia. Partindo daí, todas as novas ideias e sugestões eram decididas em dialogo, argumentação e votação.