Classificação: Autonomia
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As cinco maneiras de conhecer o mundo
Expedição Investigativa

Em um momento organizado com muito diálogo e estímulos, perguntamos para os alunos se eles sabiam como percebemos ou sentimos as coisas boas ou ruins do mundo.
Foi um alvoroço só, mas valeu muito a pena, perceber como os estudantes se envolvem, independente da idade, bastando a eles ser estimulante e desafiador.
Todos opinaram e falar que era pelo barulho, pelo cheiro, pelo gosto. Mas o que mas nos chamou a atenção foi alguns terem dito que é pela dor e pelo choro.

Objetivos

Oportunizar situações que possam despertar nos alunos o prazer e o interesse em conhecer a si mesmo e o próprio corpo, ou seja, estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente, impulsionando para maior autonomia e autoconfiança.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade escolar fora mais prestativa na elaboração e execução das atividades.
Alguns pais também foram bem participativos durante as atividades

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e sociedade, Identidade e autonomia - Estimular o autoconhecimento;
Incentivá-los a perceber a funcionalidade de cada órgão dos sentidos;
Identificar os órgãos sensoriais;
Conscientizar e promover a boa higiene;
Estimular a exploração do meio a sua volta analisando todos os aspectos positivos e negativos através dos órgãos dos sentidos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A professora sugeriu vários temas e os conselhos se deram em forma de votação e defesa/argumentação, com participação afetiva no momento da leitura compartilhada.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Básica Integral Cecília Meireles

Diretor
Rosangela Karnoski Port

Turma
Infantil V B

Número de alunos
23

Educadores
Marluce da Costa Figueiredo

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Josefina Antônia de França Silva

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Este projeto reforça nossa compreensão que o meio em que vivemos não é apenas para ser visto, mas para ser tocado, cheirado, ouvido e degustado, e a escola é um dos ambientes em que, primeiro, as crianças podem ter essas percepções de como explorar o mundo.
Marluce da Costa Figueiredo | Professor(a)