As cinco maneiras de conhecer o mundo
Expedição Investigativa
Em um momento organizado com muito diálogo e estímulos, perguntamos para os alunos se eles sabiam como percebemos ou sentimos as coisas boas ou ruins do mundo.
Foi um alvoroço só, mas valeu muito a pena, perceber como os estudantes se envolvem, independente da idade, bastando a eles ser estimulante e desafiador.
Todos opinaram e falar que era pelo barulho, pelo cheiro, pelo gosto. Mas o que mas nos chamou a atenção foi alguns terem dito que é pela dor e pelo choro.
Objetivos
Oportunizar situações que possam despertar nos alunos o prazer e o interesse em conhecer a si mesmo e o próprio corpo, ou seja, estimular o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo individualmente, impulsionando para maior autonomia e autoconfiança.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade escolar fora mais prestativa na elaboração e execução das atividades.
Alguns pais também foram bem participativos durante as atividades
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e sociedade, Identidade e autonomia - Estimular o autoconhecimento;
Incentivá-los a perceber a funcionalidade de cada órgão dos sentidos;
Identificar os órgãos sensoriais;
Conscientizar e promover a boa higiene;
Estimular a exploração do meio a sua volta analisando todos os aspectos positivos e negativos através dos órgãos dos sentidos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A professora sugeriu vários temas e os conselhos se deram em forma de votação e defesa/argumentação, com participação afetiva no momento da leitura compartilhada.