Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O Encanto Gosto de aprender muitas coisas, e como a nossa professora é muito legal, ela contava historias sobre os seres vivos e nos levava para conhecer eles. O que eu achei lindinho foi a borboleta batendo as asas coloridas dela.
Sofhia Tokunaga | aluno(a)
Minha filha desenvolveu muito mais a oralidade e o senso de zelo pelos seres vivos durante o tempo que foi estimulada a aprender pelo encantamento desenvolvido neste projetos.
Anna Paula Tokunaga | responsável
Expedição Investigativa

Saímos da sala com a intenção de irmos para a casinha de brinquedos, quando o aluno Matheus avistou uma borboleta na grama, ficou tão encantado com ela que chamou os coleguinhas para olhar. Então todos foram prontamente observar a borboleta. Observando o encantamento por parte de todos e os comentários e questionamentos que surgiram, tivemos a ideia de desenvolver um projeto para aprofundar o conhecimento sobre a espécie e outros seres vivos.

Objetivos

Ampliar os conhecimentos sobre as borboletas, seu habitat, alimentação, ciclo de vida e algumas curiosidades formando uma consciência ecológica, defendendo a preservação das espécies da natureza por meio do senso de justiça e solidariedade.

Comunidade de Aprendizagem

Desenvolver este projeto foi gratificante, pois aconteceu muito envolvimento dos pais e responsáveis desde a reunião de apresentação da ideia e necessidade do projeto como nas atividades propostas para serem realizadas com eles em casa, desde a observação do processo da metamorfose, bem como em pesquisas. A professora e monitora se envolveram muito no decorrer de todo o projeto.

Articulação com o currículo

Natureza e Sociedade foram mais focadas com este projeto, sem deixar de discorrer aprendizagens com os demais eixos, pois todos são necessários para a formação plena. Com este procuramos : -Proporcionar momentos de investigação e descobertas; -Conhecer a espécie e sua importância para o meio ambiente; -Promover a representação das lagartas; -Acompanhar por meio de observação o processo da metamorfose; -Desenvolver a imaginação e a oralidade e estimular a alimentação saudável através de história; -Incentivar o gosto por músicas envolvendo o tema; -Instigar a curiosidade e o interesse pelo processo; -Desenvolver a linguagem oral; -Observar de onde nascem as lagartas e como nascem; -Sensibilizar o aluno para a importância da preservação da fauna; -Melhorar a interação, comunicação das crianças; -Desenvolver as habilidades de coordenação e de reconhecimento de diversas espécies.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foram realizadas rodas de conversa com questionamentos e colocações; Pesquisas e observação do processo da metamorfose. Fizemos uma reunião com os pais apresentando a temática do projeto. Todos demonstraram uma grande expectativa pois acreditam que as crianças irão demonstrar um grande interesse. Também foi orientado aos pais que façam pesquisas junto com os filhos sobre as borboletas e estimulem os mesmos a protegerem os insetos porque todos tem sua função na natureza.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Integral Mãe Amiga

Diretor
Maitê da Silva Boettcher

Turma
Infantil III A

Número de alunos
26

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Telma Regina Ribeiro Oliveira Crespan

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Estimular as aprendizagens dos pequenos por meio do encantamento é gratificante, pois vemos resultados imediatos como a oralidade e um espirito de preservação em relação a todos os animais, pois tornaram-se observadoras e entendedoras diante das situações e das atividades desenvolvidas.
Denise Maria Zemolin | Professor(a)