Reencantando a infância
Expedição Investigativa
Foi realizado um momento para escutarem, cantarem cantigas de roda. Dentre as cantigas sugeridas havia a cantiga do atirei o pau no gato. Ao explorar o contexto da cantiga, uma aluna questionou que não devemos bater nos animais e nem nos colegas. Sugeriu que cantássemos Não atire o pau no gato. Observando esses e outros questionamentos e as atitudes no convívio dos alunos no dia-a-dia, surge a ideia de trabalharmos a convivencia por meio de projeto.
Objetivos
Propiciar o desenvolvimento e interação de valores sociais que são fundamentais na construção de um cidadão critico e consciente, a partir de cantigas trabalhadas coletivamente em sala de aula. Estimular os diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual.
Comunidade de Aprendizagem
Quando unimos forças e ideiais tudo flui de maneira mais tranquila e prazerosa.
O envolvimento se deu pelos familiares e as monitoras da turma. Explico melhor:
Família foi envolvida na elaboração, criação de novas versões das cantigas. Dois cadernos foram mandados para casa, acompanhado de lápis de cor, giz de cera, lápis grafite dentro de uma sacola para que fizessem a ação em família. Monitoras auxiliaram em todas as atividades desenvolvidas em sala.
Articulação com o currículo
Na educação infantil articulamos de maneira globalizada, respeitando os eixos: Movimento, Natureza e Sociedade, Artes, Identidade e autonomia.
- Expressar e identificar seus sentimentos, pensamentos; - Expressar ideias e sentimentos pelas atividades ligadas à artes; - Conhecer as diferentes formas de expressão artística; Criar a partir de seu próprio repertorio, autonomia na escolha de materiais.
Estimular gosto por leitura, ouvir histórias.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por se tratar de um publico de crianças ainda com pouca idade, o mecanismo utilizado foi Rodas de conversas.