Classificação: Cidadania
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Meu corpo, minhas regras
Expedição Investigativa

A expedição ocorreu em dois momentos e espaços distintos - 1º Batalhão de Policia e em 2º um estúdio de tatuagem, porém com a mesma intencionalidade. Compreender regras e culturas em tempos, épocas, culturas e espaços diferentes. Pensando sempre em Cidadania que são Direitos e Deveres.

Objetivos

Oportunizar aos estudantes a vivencia da partilha de conhecimento, compartilhado por todos os envolvidos. O Projeto terá a função de trabalhar por um objetivo comum, onde a divulgação e circulação social internamente da escola ou fora dela contribuam para o crescimento pessoal de cada estudante, comtemplando assuntos que direcionem a visão critica, o repudio ao preconceito e a conscientização e importância do resgate dos valores humanos.

Comunidade de Aprendizagem

Para o desenvolvimento do projeto, os alunos puderam contar com a colaboração da alguns cidadãos sociedade mutuense, mais especificamente aqueles com que tiveram a oportunidade de conviver nas palestras e entrevistas. Para tanto foram organizados passeios com palestras, rodas de conversa e entrevista com pessoas que sofrem ou já sofreram algum tipo de preconceito por possuir tatuagens em seu corpo.

Articulação com o currículo

As areas estavam sempre dialogando, mas o enfoque maior foi em História. Neste contemplamos: • Reconhecer as características do militarismo durante a segunda guerra mundial. • Conhecer a origem da tatuagem, assim como relacionar os aspectos sociais da arte de se tatuar e como ela pode situar um indivíduo dentro da sociedade. • Trabalhar os valores humanos como a igualdade de direitos, tolerância, respeito mútuo, dialogo e dignidade da pessoa humana.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

As assembleias formadas dentro de sala de aula aconteceram de forma aberta em uma roda de conversa franca e direcionada a atender os objetivos propostos pelo projeto, sendo disponibilizado aos alunos a oportunidade de expor suas ideias, duvidas, anseios e medos. Sempre pensando e refletindo sobre os deveres e os direitos dos cidadãos

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Virgílio Correa Filho

Diretor
Cristiano Spat de Ávila

Turma
9o Ano

Número de alunos
25

Educadores
Erliete Lemes da Silva Lara

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
Jania Maria do Nascimento e o sr. Fatal

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Foi possível observar que os alunos adquiriram conhecimentos relacionados ao ponto de vista cultural e de valores conforme as épocas evolutivas e culturas. Este projeto revelou a toda a turma que precisamos ter sim nossas opiniões e desejos, mas, sem deixar de pensar nas possíveis consequências de nossas escolhas.
Dhayanne da Silva Themoteo Leonardo | Professor(a)