Meu corpo, minhas regras
Expedição Investigativa
A expedição ocorreu em dois momentos e espaços distintos - 1º Batalhão de Policia e em 2º um estúdio de tatuagem, porém com a mesma intencionalidade. Compreender regras e culturas em tempos, épocas, culturas e espaços diferentes. Pensando sempre em Cidadania que são Direitos e Deveres.
Objetivos
Oportunizar aos estudantes a vivencia da partilha de conhecimento, compartilhado por todos os envolvidos. O Projeto terá a função de trabalhar por um objetivo comum, onde a divulgação e circulação social internamente da escola ou fora dela contribuam para o crescimento pessoal de cada estudante, comtemplando assuntos que direcionem a visão critica, o repudio ao preconceito e a conscientização e importância do resgate dos valores humanos.
Comunidade de Aprendizagem
Para o desenvolvimento do projeto, os alunos puderam contar com a colaboração da alguns cidadãos sociedade mutuense, mais especificamente aqueles com que tiveram a oportunidade de conviver nas palestras e entrevistas. Para tanto foram organizados passeios com palestras, rodas de conversa e entrevista com pessoas que sofrem ou já sofreram algum tipo de preconceito por possuir tatuagens em seu corpo.
Articulação com o currículo
As areas estavam sempre dialogando, mas o enfoque maior foi em História. Neste contemplamos: • Reconhecer as características do militarismo durante a segunda guerra mundial. • Conhecer a origem da tatuagem, assim como relacionar os aspectos sociais da arte de se tatuar e como ela pode situar um indivíduo dentro da sociedade. • Trabalhar os valores humanos como a igualdade de direitos, tolerância, respeito mútuo, dialogo e dignidade da pessoa humana.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
As assembleias formadas dentro de sala de aula aconteceram de forma aberta em uma roda de conversa franca e direcionada a atender os objetivos propostos pelo projeto, sendo disponibilizado aos alunos a oportunidade de expor suas ideias, duvidas, anseios e medos. Sempre pensando e refletindo sobre os deveres e os direitos dos cidadãos