Plantinha milagrosa
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada através de uma pesquisa escrita direcionada aos pais e familiares. As pesquisas foram socializadas em uma roda de conversas de onde resultou na confecção coletiva de um gráfico dos principais problemas de saúde, a maioria respondeu que auto medica ou que procura o PSF, mas algumas entrevistas citaram que tomam algum tipo de chá ou medicação caseira.
Objetivos
Despertar a curiosidade, senso de pesquisa e valorização do conhecimento popular promovendo aprendizagem significativa. Possibilitar aprendizagens e conhecimentos práticos relativos a saúde e valorização da flora desenvolvendo habilidades individuais ou coletivas pensando na construção social, intelectual e humana.
Comunidade de Aprendizagem
Para realização do projeto houve várias contribuições da comunidade. As famílias que foram parceiras desde a expedição e para as demais pesquisas. O senhor Sebastião Carvalho Franco que conversou com os alunos sobre plantas medicinais, trouxe espécies de plantas para mostrar para as crianças e explicou que em alguns casos usa-se as folhas, outras plantas a raiz ou sementes. A importância do cultivo e as vantagens da medicação caseira. Também fomos recebidos no Viveiro Municipal
Articulação com o currículo
Valorização do conhecimento popular
Mobilizar para a aula campo sobre o conhecimento acerca do cultivo das plantas; Instigar o interesse por pesquisa Área
*Linguagem;
*Ciências naturais e matemática;
* Ciências humanas.
Eixos
*Leitura, escrita , oralidade e análise linguística;
*Artes;
*Recreação;
*Tratamento da informação;
*Grandezas e medidas;
*Números e operações;
*Identidade e cultura;
*Pesquisa;
* Natureza e sociedade Temáticas
*Conhecimento popular e científico.
*Influência da cultura indígena e africana;
* Plantas e suas partes;
* Tipos de plantas;
* Problemas de saúde comuns;
*Alimentação saudável;
*Receitas;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os conselhos de grupos foram realizados para definir todas as etapas do projetos, quais poderiam ser as ações, quem poderiam ser os apoiadores e como aconteceriam. Decidiram que seria legal visitar algum viveiro, que era interessante entrevistar alguém que faz remédio caseiro e também escolheram o nome do projeto através de votação. Vivenciaram a democracia.