A vida profissional
“ Todas as atividades realizadas até agora foram muito proveitosas e integradas com outras disciplinas.
Aprendi duas coisas bem interessantes relacionadas à profissão que é o foco do nosso projeto: a importância do trabalho em equipe e pensar muito a respeito do que queremos para o nosso futuro profissional.
Sinto-me muito feliz em participar deste projeto e participaria novamente, se fosse possível.
LETÍCIA MEDIANEIRA PINHEIRO PEREIRA | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pergunta exploratória: Como você escolheu sua profissão e se é feliz fazendo o que faz?
Diante da dificuldade em que os alunos encontram sobre qual profissão escolher surgiu a ideia de uma pesquisa sobre os profissionais que trabalham em empresas e no comércio que dão sustentabilidade ao Distrito de Santa Flora. Diante disso, o roteiro escolhido para a expedição investigativa foram as empresas e o comércio do Distrito de Santa Flora próximos à escola.
Objetivos
Refletir sobre as necessidades reais do Distrito em relação a futuros profissionais, de modo que possam sair, especializarem-se e retornarem para dar suporte às suas famílias em suas propriedades e dentro de sua própria comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Leitura, interpretação: Orientador Vocacional - Realização de teste vocacional;
• Texto narrativo: Visita ao colégio técnico da UFSM;
• Leitura, interpretação, resumo: Pesquisa das profissões mais em alta no mercado e quais estão saturadas no mercado;
• Produção de texto (documentos formais): Elaboração de currículo;
• Produção de texto: Elaboração de e-mails;
• Leitura, interpretação e oralidade.: Dinâmica de equipes - para aprenderem a importância do trabalho em equipe para a vida profissional.
• História, Leitura, interpretação, resumo: Pesquisa histórica sobre o trabalho e as suas leis;
• Pesquisa e produção dos gêneros charges e Cartum: Construção de charges e cartuns relacionados às escolhas no trabalho;
• Artes. Dramatização: Teatro e performance (Arte contemporânea).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No retorno à escola, responderam algumas perguntas sobre o que haviam observado e organizaram as respostas da entrevista, também foi realizada a escolha do nome do projeto, a partir das sugestões dos alunos foi organizada uma votação. O nome escolhido foi: A Vida profissional.