Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A vida profissional Todas as atividades realizadas até agora foram muito proveitosas e integradas com outras disciplinas.
Aprendi duas coisas bem interessantes relacionadas à profissão que é o foco do nosso projeto: a importância do trabalho em equipe e pensar muito a respeito do que queremos para o nosso futuro profissional.
Sinto-me muito feliz em participar deste projeto e participaria novamente, se fosse possível.
LETÍCIA MEDIANEIRA PINHEIRO PEREIRA | aluno(a)
Expedição Investigativa

Pergunta exploratória: Como você escolheu sua profissão e se é feliz fazendo o que faz?
Diante da dificuldade em que os alunos encontram sobre qual profissão escolher surgiu a ideia de uma pesquisa sobre os profissionais que trabalham em empresas e no comércio que dão sustentabilidade ao Distrito de Santa Flora. Diante disso, o roteiro escolhido para a expedição investigativa foram as empresas e o comércio do Distrito de Santa Flora próximos à escola.

Objetivos

Refletir sobre as necessidades reais do Distrito em relação a futuros profissionais, de modo que possam sair, especializarem-se e retornarem para dar suporte às suas famílias em suas propriedades e dentro de sua própria comunidade.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local.

Articulação com o currículo

• Leitura, interpretação: Orientador Vocacional - Realização de teste vocacional;
• Texto narrativo: Visita ao colégio técnico da UFSM;
• Leitura, interpretação, resumo: Pesquisa das profissões mais em alta no mercado e quais estão saturadas no mercado;
• Produção de texto (documentos formais): Elaboração de currículo;
• Produção de texto: Elaboração de e-mails;
• Leitura, interpretação e oralidade.: Dinâmica de equipes - para aprenderem a importância do trabalho em equipe para a vida profissional.
• História, Leitura, interpretação, resumo: Pesquisa histórica sobre o trabalho e as suas leis;
• Pesquisa e produção dos gêneros charges e Cartum: Construção de charges e cartuns relacionados às escolhas no trabalho;
• Artes. Dramatização: Teatro e performance (Arte contemporânea).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No retorno à escola, responderam algumas perguntas sobre o que haviam observado e organizaram as respostas da entrevista, também foi realizada a escolha do nome do projeto, a partir das sugestões dos alunos foi organizada uma votação. O nome escolhido foi: A Vida profissional.

Ficha Técnica
Escola
EMEF SANTA FLORA

Diretor
Ivoneti da Silva Bozza

Turma
9º ano

Número de alunos
12

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SANTA MARIA

Assessoria Pedagógica
F e L Assessoria Pedagógica
A relevância do mesmo sustenta-se à medida que toda a comunidade escolar interage juntamente com professores e alunos desde a investigação sobre os profissionais do distrito, as necessidades da comunidade e a insegurança dos nossos adolescentes. Buscou-se alternativas para dizimar os questionamentos dos alunos através de instituições competentes e passíveis de tornarem-se parte de suas realidades.
IZA JARDIM COLVERO | Professor(a)