Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Tudo pode virar arte Eu estou gostando muito do projeto, a professora nos ensinou muita coisa sobre pintar, veio até uma pessoa para nos ensinar como usar o pincel, quanto de tinta pegar no pincel e também sobre as obras de Romero Brito, e que podemos fazer nossas obrar usando os latões que iriam para o lixo
Ricardo Leguari | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição foi realizada em uma construção de casa, na parte da pintura. Tivemos o auxílio dos pintores Joel de Paula Soares e Odair Edson Soares que nos explicou o passo a passo da pintura. Observou-se também várias barricas de massa corrida sendo jogadas fora.

Objetivos

Reaproveitar o descartável e transforma-lo em algo útil para nosso dia-a-dia. Trabalhar a conscientização ambiental.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com a professora Marisa Manso , explicando como se pinta uma tela de arte com diferentes tipos de tinta e pincel destacando algumas técnicas;
comunidade de Jesuítas - crianças estão arrecadando barricas para pintura em diversas obras;
Doação de tinta e rolos para pinturas das barricas pelo Depósito de materiais de construção Construa Jesuítas - PR;
Palestra e demonstração pintura em guardanapo Sra. Cleosa A. Silva Tonelli.

Articulação com o currículo

Artes: conteúdo, cor , figura e fundo, escala tonal, monocromia e policromia, volume, pontos de vista : frontal , de topo e de perfil, claro e escuro ( luz e sombra),profundidade e plano e releitura da obra de arte
Português: leitura e interpretação de texto.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Felipe Sierra Ruiz

Turma
5º ano A

Número de alunos
18

Educadores
Silvana Passolongo Preti da Silva

Estado
Paraná

Município
Jesuítas

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JESUITAS

Apoiadores
Rosaria Maria Nardim Cardoso

O projeto proporcionou um interesse amplo nos alunos, aprenderam como é importante transformar o que antes ia para o lixo. Os alunos conseguiram fazer o cálculo do produto comprado pronto e que eles mesmos fizeram e identificaram a importância de transformar. Conheceram melhor o artista Romero Britto e aprenderam a apreciar uma obra de arte.