Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Nada nasce pronto "Conhecer como são feitos os objetos que usamos é muito legal! Aumenta a curiosidade em descobrirmos como outras coisas são feitas também.
Ana Leticia | aluno(a)
Expedição Investigativa

Foi realizado um piquenique no Clube da Jacto. Os alunos foram estimulados a observarem tudo o que havia na mesa: alimentos, embalagens, papeis, sucos, talheres, copos entre outros. As professoras indagaram sobre os conhecimentos que as crianças tinham sobre esses produtos. De onde vem?

Objetivos

Fazer com que a criança perceba que os objetos e produtos que estão presentes em seu dia -a-dia são extraídos da natureza e que são submetidos a processos de produção industrial e artesanal.

Comunidade de Aprendizagem

Participação da família, comparecendo à escola e compartilhando experiências de fazer queijos, esclarecendo que a matéria prima é o leite. A mãe descreveu os processos de se fazer um bolo, lembrando-se dos ingredientes e uma técnica de preparo.
. Visita a uma fábrica do município para se conhecer os processos de produção de uma matéria prima até a transformação em produto. Criação do . Visita a um criadouro do bicho -da -seda, na produção de fios.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Texto coletivo, informativo, lista e receita.
Matemática: Medidas, tratamento da informação e sistema monetário.
Ciências Humanas e da Natureza: Processos de transformação da matéria-prima: Vídeos, pesquisas.


Ficha Técnica
Escola
EMEF de Pompeia

Turma
3ºs anos A,B,C

Número de alunos
59

Educadores
Elisângela Maria V M Dantas e Maria Cecília Schmidt Cassiano e Sônia Ferreira Damião de Souza

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

O trabalho estimulou a curiosidade e a conscientização da transformação da matéria-prima para o produto industrializado. Os alunos tiveram interesse na aprendizagem, tornando-a prazerosa. Saciaram a curiosidade, buscando respostas para as perguntas que iam surgindo ao longo do aprendizado