Nada nasce pronto
“ "Conhecer como são feitos os objetos que usamos é muito legal! Aumenta a curiosidade em descobrirmos como outras coisas são feitas também.
Ana Leticia | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi realizado um piquenique no Clube da Jacto. Os alunos foram estimulados a observarem tudo o que havia na mesa: alimentos, embalagens, papeis, sucos, talheres, copos entre outros. As professoras indagaram sobre os conhecimentos que as crianças tinham sobre esses produtos. De onde vem?
Objetivos
Fazer com que a criança perceba que os objetos e produtos que estão presentes em seu dia -a-dia são extraídos da natureza e que são submetidos a processos de produção industrial e artesanal.
Comunidade de Aprendizagem
Participação da família, comparecendo à escola e compartilhando experiências de fazer queijos, esclarecendo que a matéria prima é o leite. A mãe descreveu os processos de se fazer um bolo, lembrando-se dos ingredientes e uma técnica de preparo.
. Visita a uma fábrica do município para se conhecer os processos de produção de uma matéria prima até a transformação em produto. Criação do . Visita a um criadouro do bicho -da -seda, na produção de fios.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Texto coletivo, informativo, lista e receita.
Matemática: Medidas, tratamento da informação e sistema monetário.
Ciências Humanas e da Natureza: Processos de transformação da matéria-prima: Vídeos, pesquisas.